F1 – Rádio: O que pode e o que não pode

terça-feira, 16 de setembro de 2014 às 12:46

Placas do pitwall

A FIA esclareceu sobre o que está e o que não está permitido segundo as regras da recente proibição de comunicações de rádio e confirmou que também se estende para as placas do pitwall.

Na segunda-feira, a FIA emitiu um longo esclarecimento à diretriz técnica, destacando o que pode e o que não pode ser dito no rádio com as novas regras, quer através de placas do pit ou comunicações de rádio. Sublinhou ainda que “qualquer mensagem que pareça ser codificada” será punida.

Algumas regras não serão aplicadas até o GP do Japão, no interesse da segurança, para dar às equipes a chance de obter novos sistemas à prova de falhas no lugar. Toto Wolff já previu uma polêmica em torno das novas regras, embora as equipes devam se reunir com a FIA em Cingapura para discutir as mudanças posteriores e esclarecer quaisquer outras áreas.

Permitido

– O reconhecimento de que a mensagem de um piloto foi ouvida.
– Tempo de volta ou detalhe de um setor do próprio piloto ou a volta de um concorrente.
– Intervalos entre concorrentes, em qualquer sessão.
– Mensagens como “forçar agora”, “dar o máximo”, ou “você vai correr xx”, ou similares.
– Advertências sobre tráfego durante uma sessão.
– Os intervalos entre os carros na fase de classificação para ajudar o piloto com o posicionamento para uma volta rápida.
– Avisos sobre furos de pneus.
– A escolha dos pneus para a próxima parada.
– Quantas voltas os pneus atuais de um concorrente têm durante uma corrida.
– O composto a ser utilizado por um concorrente.
– Indicação de um potencial problema com o carro de um concorrente durante a corrida.
– As informações sobre a provável estratégia de corrida de um concorrente.
– Qualquer informação sobre bandeiras de aviso (amarelo, azul, etc.) e a liberação do carro de segurança.
– Janela de permanência do carro de segurança (entrada e saída).
– Infração feita por piloto da equipe concorrente que pode resultar numa penalidade, por exemplo: não passar pela chicane, os limites de pista.
– Notificação de que DRS está ativado ou desativado, e lidar com uma falha do sistema DRS.
– Mudança de posição da asa dianteira no próximo pitstop.
– Informação meteorológica.
– Instrução para entrar nos boxes e de abandono.

Não é permitido

– Detalhes do setor de um concorrente e onde o concorrente é mais rápido ou mais lento.
– Ajuste das configurações da unidade de potência.
– Ajuste das configurações da caixa de marchas.
– Balancear a carga das baterias ou ajustar para maior desempenho.
– Informações sobre configurações de fluxo de combustível (exceto se for solicitado pelos comissários do controle de corrida).
– Informações sobre o nível de economia de combustível necessário.
– Informações sobre a pressão dos pneus ou temperaturas (do GP do Japão em diante).
– Informações sobre configurações dos diferenciais.
– Mapeamento de largada relacionado com a posição da embreagem – para largadas na corrida e nos pit stops.
– Informações sobre mapeamentos ou configurações de embreagem, por exemplo: ponto de ‘mordida’ da embreagem.
– Informações sobre o balanço dos freios ou configurações do brake-by-wire.
– Aviso sobre o desgaste ou temperaturas dos freios (do GP do Japão em diante).
– Seleção de configurações de condução padrão (default), exceto no caso de um problema claramente identificado.
– Respondendo a uma pergunta direta de um piloto, por exemplo: ‘Estou usando o mapa de torque certo?’
– Qualquer mensagem que pareça ser codificada.

 

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