F1 – Racing Point explica decisão que tirou seu pódio em Imola
segunda-feira, 2 de novembro de 2020 às 15:06A Racing Point estava “incrivelmente nervosa” com a perspectiva de um safety-car ser implantado na “hora errada” no GP de Imola por causa da forma como o carro foi acertado.
O diretor técnico da equipe, Andrew Green, explicou a decisão de trocar os pneus de Sergio Perez durante o último período do safety -car, o que custou a ele um provável pódio.
“A corrida estava indo bem até o safety -car”, disse Green. “Checo andou com um grande ritmo até o P4, ultrapassou o pelotão ao ir mais longe com os pneus médios. Ele estava guiando muito bem. O carro estava muito forte, estávamos muito felizes com o que estava acontecendo.”
Green disse que a equipe ajustou seu carro para ser gentil com os pneus, o que permitiu a Perez obter ganhos no início da corrida. Mas isso deixou a equipe preocupada em reiniciar a corrida no final após um período de safety -car com sua borracha de composto duro desgastada.
“O pior cenário possível era um safety -car”, disse Green. “Não foi exatamente assim que estávamos preparados, infelizmente. Essa sempre seria uma decisão difícil.”
“Estávamos com pneus duros, o carro foi ajustado especificamente para stints longos. E para a corrida estávamos incrivelmente nervosos por ter que reiniciar com os pneus duros atrás do safety -car. Acho que teríamos lutado.”
Isso levou a equipe a trazer Perez para um pit stop para pneus mais novos, embora o tenha derrubado do P3 para o P7.
“Era a coisa mais segura a fazer, e pensamos que a coisa mais lógica a fazer, era trocar por um conjunto de pneus mais macios para não termos que nos preocupar”, disse Green. “Achamos que outros pilotos poderiam fazer o mesmo. Mas muito depende de como eles foram preparados para a corrida.”
“Acho que provavelmente apenas mostrou onde estava nosso ritmo de corrida, porque ajustamos o carro para cuidar dos pneus e ser gentis e não superaquecê-los. Portanto, sempre teríamos dificuldades para defender um safety -car naquela situação.”
A decisão da equipe de colocar pneus novos foi ainda mais comprometida pela batida de George Russell, que prolongou a duração do período do safety -car.
“Com o segundo incidente atrás do safety -car, não poderíamos ter previsto aquele. Portanto, o número de voltas restantes para a ultrapassagem foi encurtado novamente por uma margem considerável, acho que isso funcionou contra nós. ”
“Em retrospectiva, teríamos tomado uma decisão diferente”, admitiu Green. “Mas acho que na hora, com as informações que tínhamos, essa foi a decisão que tomamos.”
Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!
Andrew Green F1, comente formula1, decisao errada f1, diretor técnico, f1, f1 2020, go imola, melhor site f1, Racing Point, sergio perez podio
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.