F1 – Quão danificado ficou o carro de Verstappen em Interlagos

sábado, 17 de novembro de 2018 às 17:48

Esteban Ocon e Max Verstappen

Depois de seu agora famoso confronto com Esteban Ocon durante o GP do Brasil, Max Verstappen e sua equipe alegaram que muitos danos foram causados ​​ao RB14, o que tornou impossível para Max alcançar Lewis Hamilton; mas quão danificado ficou o carro realmente?

O carro de Verstappen não ficou totalmente ‘tatuado’ pela colisão com Ocon, mas havia alguns danos muito visíveis no lado direito. Vamos ouvir como o próprio Verstappen descreveu o dano.

“O fundo do meu carro foi severamente danificado, uma parte foi arrancada, perdemos 50 pontos de downforce”, disse ele à SpeedWeek.

“Isso é muito mesmo. Normalmente nós reclamamos se perdemos dois ou três pontos. Honestamente, eu pensei que minha corrida tinha acabado. Eu tive que otimizar tudo no veículo para que eu conseguisse o máximo de força possível, mas mesmo assim não era o ideal.”

50 pontos de downforce, explicam os engenheiros da Red Bull, representam cerca de 10% do total da downforce, o que faz toda a diferença em um esporte no qual as diferenças são marginais.

Ainda assim, Verstappen chegava cada vez mais perto de Hamilton com seu carro danificado, mas ele ainda estava um segundo de atraso quando a bandeira quadriculada balançou.

O fato de que Verstappen ainda se aproximou mostra que a gestão de pneus é a coisa mais importante na F1, mais do que perder um pouco de downforce. Verstappen provou ser um excelente manager dos compostos de pneus nesta temporada, já que nenhuma bolha estava aparecendo em seus super maicos em comparação com Hamilton, que estavam em todo lugar no final da corrida.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Abu Dhabi de Formula 1 em 25 de novembro!

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.