F1 – Quanto ganha um piloto de Fórmula 1?

terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 13:57

Muita gente se pergunta quanto ganha um piloto de F1. Existe muita curiosidade e toda uma aura em volta desse assunto, afinal tratam-se teoricamente dos melhores pilotos do mundo.

No início da década de 90, portanto há 20 anos atrás, Ayrton Senna tinha um acordo com a McLaren que o colocava como o esportista mais bem pago do mundo. Senna, que era uma lenda viva naquela época, era cobiçado por todas as equipes do grid, inclusive de outras categorias.

A equipe Penske da extinta CART chegou a oferecer um teste e um salário estrondoso para ele. Senna aceitou o teste, mas negociou um salário de U$ 1 milhão por corrida para aceitar continuar na McLaren.


Ayrton Senna

As informações abaixo – conseguidas entre pessoas cujo trabalho é obter esse tipo de info – foram bastante interessantes. O que temos aqui não é exato e baseia-se nas melhores estimativas de agentes, empresários e pessoas das equipes. Mas proporciona um quadro muito próximo da realidade.

Como regra, a renda de um piloto de F1 vem 70% de salário 30% de bônus com base em pódios, vitórias e posição do campeonato. Aparentemente, a Red Bull é a exceção com 40% de salário e 60% de bônus, o que pode explicar parcialmente porque um piloto deles que não vence parece ganhar mal!

Quando se trata de dinheiro, ao que parece, a equipe se esforça para dar a Sebastian Vettel e Mark Webber tratamento igual – eles tem um salário em torno de € 3.5 milhões cada um e assim podem mais do que dobrar sua renda se mantiverem a atual tendência de resultados nesta temporada. Webber ganhou quatro corridas e lidera o campeonato, enquanto Vettel venceu duas vezes e continua bem perto da disputa pelo título. Mas não parece que dinheiro seja a motivação mais forte para eles. A impressão é que eles estão altamente motivados para vencer corridas e conquistar o título com o carro excepcional que pilotam.

No final da temporada passada, houve bastante trocas de pilotos com as equipes se esforçando para diminuir o custo dos salários. Foi o pano de fundo da crise financeira global e da saída de grandes “gastadores” como Toyota e BMW do esporte. As equipes concordaram com o Acordo de Restrição de Custos proposto pela FIA, mas que não inclui os salários dos pilotos ou marketing. De qualquer maneira, elas estavam dispostas a começar um aperto geral nos salários.

Os agentes dos pilotos começaram a compartilhar informações para não serem surpreendidos de calças curtas. Eles e os seus clientes foram forçados a aceitar que os salários fossem reduzidos como parte de um amplo programa de redução de custos, que realmente cortou custos na F1.


Lewis Hamilton

Lewis Hamilton teve a sorte de escapar deste aperto, já que seu contrato de cinco anos foi assinado no pico do ciclo econômico no outono de 2007, após sua sensacional temporada de estréia. O valor total de seu contrato é entendido como sendo de € 50 milhões. Ele também tem endossos dos jatos da Bombardier e da empresa de materiais esportivos Reebok, que totalizam cerca de € 3 milhões por ano. Assim, ele poderia ser descrito como “à prova de recessão”.

Fernando Alonso
Outro que ganha muito bem é Fernando Alonso. É muito difícil avaliar se e quanto o Santander influi no seu salário. As melhores estimativas dos agentes colocam o salário total dele entre € 12 e € 15 milhões por temporada, o que faz de Alonso e Hamilton os pilotos mais bem pagos atualmente.


Felipe Massa

Felipe Massa acaba de renovar seu contrato com a Ferrari por mais duas temporadas, a partir de 2011. Seu contrato atual de três anos foi feito – assim como o de Hamilton – no pico econômico de 2007 e é de € 12 milhões por ano. Não há certeza se ele foi capaz de manter seu salário nesse nível no novo contrato, mas é bem possível que ele tenha tido de aceitar o novo quadro financeiro, especialmente à luz de suas performances desta temporada.


Jennson Button

Jenson Button foi para a McLaren como campeão do mundo saindo da Brawn por diversas razões e inúmeros detalhes, inclusive uma discussão sobre chassis. A McLaren paga a ele € 8 milhões por ano, enquanto na Brawn ele recebeu € 3 milhões no ano passado. Na época da Honda ele ganhava cerca de € 7 a € 8 milhões/ano.


Jenson Button

Um dos pilotos que ainda ganha muito na F1 é Kimi Raikkonen, mesmo ele não competindo mais na categoria. Seu pacote de demissão da Ferrari foi de € 19 milhões, com uma cláusula que, se ele encontrasse outro emprego ganhando menos, a renda seria compensada até os € 19 milhões pela Ferrari. Ele ganha em torno de € 10 milhões por ano da Citroen no WRC, então a Ferrari paga os € 9 milhões restantes. Nos bons e velhos tempos Raikkonen estava ganhando mais de € 30 milhões por ano da Ferrari. As pessoas imaginam quanto tempo passará até que vejamos esse tipos de salário novamente. Isso é três vezes mais do que o futebolista mais bem pago.

É difícil fazer uma avaliação sobre o salário de Michael Schumacher, já que a Mercedes insiste que ele não ganha as quantias enormes dos dias de Ferrari, que eram sempre um pouco acima dos € 25 milhões. Sua presença na equipe tem ajudado a atrair patrocinadores, por isso é improvável que ele esteja ganhando menos de € 10 milhões por ano.


Michael Schumacher

Os melhores assentos da F1 já estão quase todos confirmados para o próximo ano, assim é provável que sejam muito poucos os pilotos em negociações de salários nesta temporada. É um ano calmo para os pilotos de ponta.

Mesmo com valores tão altos pagos para os seus pilotos, ainda existem controvérsias de que a Fórmula 1 seja a categoria do automobilismo onde um piloto pode ganhar a maior quantidade de dinheiro. Muitos acreditam que os pilotos de ponta da NASCAR ganham ainda mais do que os campeões da Fórmula 1, devido às enormes premiações pagas na categoria norte-americana. Jeff Gordon, um dos grandes ídolos da NASCAR Sprint Cup series, recebe mais de 25 milhões de dólares anuais e ainda lucra praticamente a mesma quantia com uma infinidade de produtos que levam o seu nome.

Adauto Silva e Fabio Henrique – 11/08/10
www.autoracing.com.br

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