F1 – Quantas UPs e componentes cada piloto já usou em 2021?

terça-feira, 15 de junho de 2021 às 0:37

Largada – Baku 2021

Como você já sabe, o uso de UPs na Fórmula 1 não é livre. Existe uma quantidade pré-determinada de UPs e componentes dela que os pilotos podem usar na temporada inteira.

Neste ano de 2021 da Fórmula 1, cada piloto pode usar 3 motores de combustão interna (ICE), 3 turbos (TC), 3 MGU-H, 3 MGU-K, 2 armazenadores de energia elétrica (ES) e 2 centrais eletrônicas (CE), todos eles componentes que formam uma unidade de potência (UP). Assim que algum piloto ultrapassar a alocação de qualquer um desses componentes, ele receberá em uma punição de grid na corrida seguinte.

Mesmo a Honda tendo sido forçada a não correr a todo vapor desde o domingo da corrida de abertura no Bahrain, eles estiveram claramente muito mais próximos da Mercedes do que nos anos anteriores, quando usavam uma UP completamente diferente da deste ano. Frequentemente, os carros com UP Honda sempre estiveram na metade inferior da tabela de aceleração e das velocidades máximas, mas em 2021 isso mudou.

A Honda ainda está cerca de 7-8 km / h atrás dos carros com motor Mercedes, embora a última corrida em Baku tenha sugerido que a Red Bull e a AlphaTauri puderam ter uma UP em condições de lutar com a Mercedes, Aston Martin e Williams.

A Mercedes, assim como a Ferrari, optou por levar sua segunda UP do ano para o Azerbaijão, mas não se destacou nos radares de velocidade contra a Red Bull e AlphaTauri, que usaram um motor que já fez quase 2.000 km, exceto o de Tsunoda, que tem sido usado como cobaia para experimentos da Honda e é o único dos pilotos da marca japonesa que já está em sua segunda UP e já usou 3 armazenadores de energia e 3 centrais eletrônicas.

“As típicas curvas lentas do circuito de rua seguidas por uma reta muito longa significaram que tivemos que considerar a melhor combinação de três fatores – potência, dirigibilidade e gerenciamento de energia. E Baku é um dos circuitos mais difíceis desse ponto de vista”, disse o engenheiro chefe da Honda na AlphaTauri, Masamitsu Motohashi.

Veja abaixo como está a alocação dos componentes da UP de cada piloto depois do Azerbaijão:

Piloto UP ICE Turbo MGU-H MGU-K ES CE
Lewis Hamilton Mercedes 2 2 2 2 1 1
Valtteri Bottas Mercedes 2 2 2 2 1 1
Max Verstappen Honda 1 1 1 1 1 1
Sergio Perez Honda 1 1 1 1 2 2
Daniel Ricciardo Mercedes 2 2 2 2 1 1
Lando Norris Mercedes 2 2 2 2 1 1
Lance Stroll Mercedes 2 2 2 2 1 1
Sebastian Vettel Mercedes 2 2 2 2 1 1
Fernando Alonso Renault 1 1 1 1 1 1
Esteban Ocon Renault 1 1 1 1 1 1
Charles Leclerc Ferrari 2 2 2 2 1 1
Carlos Sainz Ferrari 2 2 2 2 1 1
Yuki Tsunoda Honda 2 2 2 2 3 3
Pierre Gasly Honda 1 1 1 1 2 2
Kimi Raikkonen Ferrari 2 2 2 1 1 1
A. Giovinazzi Ferrari 2 2 2 1 1 1
Nikita Mazepin Ferrari 2 2 2 1 1 2
Mick Schumacher Ferrari 2 2 2 1 1 1
George Russell Mercedes 2 2 2 2 1 1
Nicholas Latifi Mercedes 2 2 2 2 1 1

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