F1 – Qual é a leitura dos dados do dia 6 da pré-temporada?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019 às 19:07

Fonte: Site oficial F1

Lawrence Barretto, do site oficial da F1, fez um belo resumo do dia 6 desta pré-temporada.

Uma olhada neste gráfico acima, que mostra os três melhores setores definidos por cada equipe (não necessariamente da mesma volta ou do mesmo piloto), coloca a McLaren no topo. As margens nos dois primeiros setores, particularmente no meio, são bastante impressionantes.

No entanto, Sainz estava em uma simulação de classificação, embora no C4, que é o segundo pneu mais macio da gama de cinco compostos da Pirelli. Esta é a primeira vez nesses testes de pré-temporada que vimos um genuíno baixo consumo de combustível, pé no porão, volta rápida – então isso explica por que eles estão tão distantes.

Sainz admitiu isso depois da sessão. “A tabela de tempos parece boa e, sim, é sempre bom estar em primeiro lugar, mas não vamos estar na pole na Austrália”, disse ele. “É bom se acalmar um pouco, isso é só teste. Estamos fazendo mais algumas simulações de classificação, nas quais você pode ver um pouco mais do desempenho do carro. Por isso, precisamos esperar para ver o que os outros fazem.”

Melhor volta única
1 McLaren (Carlos Sainz) 1m17.144s (C4) – 130 voltas
2 Racing Point (Sergio Perez) 1m17,842s C5 + 0,698s – 88 voltas
3 Ferrari (Sebastian Vettel) 1m18.195s (C3) + 1.051s 40 voltas
4 Alfa Romeo (Kimi Raikkonen) 1m18.209s (C4) + 1.065s 113 voltas
5 Haas (Romain Grosjean) 1m18.330s C5 + 1.186s 120 voltas
6 Red Bull (Max Verstappen) 1m18.395s (C3) + 1.251s 128 voltas
7 Toro Rosso (Daniil Kvyat) 1m18.682s (C4) + 1.538s 101 voltas
8 Valtteri Bottas (Mercedes) 1m18,941s (C3) + 1,797s 74 voltas
9 Renault (Nico Hulkenberg) 1m19.056s (C3) + 1.912s 58 voltas
10 Williams (Robert Kubica) 1m19.367s C5 + 2.223s 130 voltas

Da mesma forma, a Racing Point estava experimentando o composto C5 – o mais macio de todos – e cerca de 0,6s a volta mais rápido que o C4, de acordo com a Pirelli, então seu tempo também não é representativo. Com isso em mente, ajustamos os tempos para compensar esse défice entre os dois compostos, além da diferença de 0,6 s entre o C4 e o C3. E é assim que eles ficam:

Melhor volta única (tempos ajustados corrigidos dos pneus com base nos dados da Pirelli)
1 (1) McLaren (Carlos Sainz) 1m16.544s
2 (3) Ferrari (Sebastian Vettel) 1m16,995s + 0,451s
3 (6) Red Bull (Max Verstappen) 1m17.195s + 0,651s
4 (4) Alfa Romeo (Kimi Raikkonen) 1m17,609s + 1,065s
5 (8) Mercedes (Valtteri Bottas) 1m17.741s + 1.197s
6 (2) Racing Point (Sergio Perez) 1m17.842s + 1.298s
7 (9) Renault (Nico Hulkenberg) 1m17,856s + 1,312s
8 (7) Toro Rosso (Daniil Kvyat) 1m18,082s + 1,538s
9 (5) Haas (Romain Grosjean) 1m18.330s + 1.786s
10 (10) Williams (Robert Kubica) 1m19,367s + 2,823s

A McLaren permanece no topo, mas Sainz estava forçando tudo, enquanto os outros provavelmente não, então isso continua sendo uma anomalia. A Ferrari se classificou em segundo lugar, um salto de um lugar, dois décimos mais rápido que a Red Bull, com a volta corrigida no tempo de Max Verstappen subindo três posições.

A Alfa Romeo fica em quarto lugar, à frente da Mercedes, com a Racing Point caindo quatro posições para o sexto lugar. A consistente foi a Williams, que permanece em último nas duas tabelas, embora tenha caído de três décimos para um segundo na parte de trás da lista – uma preocupação para a Austrália.

Uma mistura de programas em ação

Fonte: Site oficial F1

O Circuito de Barcelona se aqueceu ao sol desta quarta-feira, com as condições mais quentes desde o início dos testes da pré-temporada. No entanto, com as condições frescas de manhã e ficando mais quentes no almoço antes de esfriar novamente no final do dia, é ainda mais difícil fazer comparações de uma volta para outra ao longo do dia,

No entanto, podemos ver algumas tendências interessantes. Por exemplo, a Mercedes focou no trabalho de configuração (de um carro praticamente novo) com Valtteri Bottas na parte da manhã, o que explica as passagens mais curtas com intervalos entre elas. Eles então voltaram sua atenção para uma simulação de corrida no período da tarde – quando Lewis Hamilton entrou no carro. O chefe técnico James Allison disse que foi “consideravelmente mais rápido” do que sua última simulação de corrida.

No entanto, Allison disse que foi “marcado por granulações”, acrescentando que “é algo que pensamos, olhando para cima e para baixo no pit lane, poderia ser uma característica do ano”. Precisamos fazer progressos na resistência à granulação nos próximos dias, a fim de ter certeza de que teremos uma boa maneira de lidar com isso no momento em que a temporada começar. ”Algo para assistir, com interesse, na Austrália, então.

Este gráfico destaca os contratempos da Ferrari, com Vettel marcando sua melhor volta e batendo depois – com pouco mais de duas horas para o final. A equipe conseguiu sair novamente, mas Charles Leclerc só foi capaz de completar uma volta solitária, que foi pelo menos foi útil para verificar o carro após a reconstrução.

A Red Bull estava em “velocidade cruzeiro” com carro pela manhã, com uma série de stints curtos, mas perdeu um monte de tempo à tarde depois da excursão fora de pista de Verstappen. A equipe realizou uma série de verificações na caixa de câmbio, o que levou algum tempo e, dado que as temperaturas caíram no momento em que voltaram, optaram por usar o tempo para fazer pit stops como parte de seu plano de trabalho.

Então, algumas coisinhas para as três principais equipes – Mercedes, Ferrari e Red Bull – enquanto outras, como Williams, pelo menos, tinham algo a sorrir depois de um difícil início de testes. Apenas dois dias para refinar esses pacotes antes de irmos para Melbourne…

Os treinos de pré-temporada já começaram e assim como nos últimos anos, convidamos você para acompanhá-los conosco aqui todos os dias a partir das 8 horas da manhã até às 2 da tarde ao vivo de Barcelona até essa sexta-feira. Tudo ao vivo e em detalhes para você ficar totalmente por dentro de como começa a temporada de 2019 da Fórmula 1!

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.