F1 – Punição da Haas foi absurda

terça-feira, 21 de julho de 2020 às 11:56

Volta de formação – Hungria 2020

Colaboração: Celso Afonso (Papa Léguas)

A punição que a Haas tomou pela decisão arriscada de trocar os pneus de Kevin Magnussen e Romain Grosjean por slicks antes do GP da Hungria foi ridícula.

É uma regra daquelas “tipo lixo “que está destruindo a chance de alguém dar um salto em mais alguém porque pensou mais rápido em equipe, nunca esquecendo que a Fórmula 1 é uma competição entre pilotos e equipes.

A regra que a Haas violou é o Artigo 27.1, que diz “o piloto deve guiar o carro sozinho e sem ajuda”, mas uma diretiva técnica separada restringe a comunicação na volta da formação a mensagens sobre questões de segurança.

Este é outro problema de se ter muitas regras, o que é ruim para a F1. Esta diretiva técnica visa impedir que os pilotos sejam treinados pelo box como aquecer os pneus antes da largada, mas uma discussão sobre condições e mudança de estratégia de pneus deveria estar isenta disso, ser uma exceção.

Mas, por causa dessa regra absurda, os dois pilotos tiveram 10s acrescidos aos seus tempos de corrida. Magnussen caiu do nono para o décimo lugar, atrás de Carlos Sainz e perdendo 1 ponto precioso para a Haas.

Levando essa regra à sua conclusão lógica, suponha que isso agora signifique que, se um piloto vai largar do pitlane por qualquer motivo, a equipe não tem permissão para falar com ele enquanto os outros carros estão em sua volta de aquecimento. Isso aconteceu desde que esta diretiva em 2017 foi emitida, mas ninguém fez nada a respeito.

Infelizmente, como disse a FIA, a chamada de pneus que Haas discutiu na Hungria não está entre as exceções, portanto os comissários sentem-se forçados a seguir as regras escritas quando provavelmente gostariam de ser sensatos. Será que é por isso que erram tanto?

Discussões sobre condições variadas e a possibilidade de uma aposta em determinado tipo de pneu fazem parte do esporte – e lembre-se de que esse esporte quer ser um esporte, acima de tudo.

Daniil Kvyat queria trocar seus pneus para slicks também, mas a equipe Alpha Tauri nem respondeu, provavelmente por causa dessa regra idiota.

Todos queremos ter boas corridas, mas muitas vezes temos um regulamento estúpido e complicado demais que não faz sentido. Mais importante, o espectador casual que está começando a acompanhar F1 e assistindo a corrida até a última volta, muitas vezes não tem ideia de qual é o resultado final quando as punições começam mais tarde.

Três corridas e já tivemos três protestos. Isso porque a FIA e os comissários disseram – antes do campeonato começar – que queriam tornar as corridas mais compreensíveis para o espectador, além de “deixar os pilotos correrem.”

Algumas regras esportivas precisam ser mudadas e outras melhor interpretadas. Isso precisa ser uma prioridade da F1.

Veja o rádio de Magnussen e de Grosjean durante a volta de formação, que levou à punição de ambos.

Magnussen com a equipe
Gary Gannon, engenheiro de corrida: – Todos os outros estão com pneus intermediários. Vamos fazer isso funcionar.
Magnussen – Argh. Nós fizemos a coisa errada. Há uma linha seca.
Para Magnussen: – Entendido. O que você quer fazer? Largamos e depois descobrimos.
Magnussen: – Entendido.
Para Magnussen: – Ok, Kevin. Acho que vamos para o box agora.
Magnussen: – Concordo. Box agora, box agora.
Magnussen: – Para tempo seco, certo? Seco.
Magnussen: – Box agora para seco.
Para Magnussen: – Sim, vamos para o box para colocar pneus para seco.
Magnussen: – Box para seco.
Para Magnussen: – Nós temos seus pneus e mudamos a angulação de asa. No deck um. Cover um.
Para Magnussen: – Ok, Kevin. Você tem que esperar na saída do box. Aguarde na passagem do box. Pare na passagem. Pare nas luzes.
Magnussen: – Entendido
Para Magnussen: – Vá para ‘mode racestart’. Aguarde até que fique verde

Grosjean com a equipe:
Grosjean: A pista já está secando bastante.
Grosjean: Estou quase tentado a ir para o box e colocar slicks.
Para Grosjean: Box, Romain, box.
Para Grosjean: Box, Romain, box.

Papa Léguas
Charleston, SC
EUA

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.