F1 – Protótipos de pneus foram testados nesta sexta-feira em Monza

sexta-feira, 2 de setembro de 2016 às 14:38
Paul Hembery

Paul Hembery

Calor extremo, com a temperatura da pista ainda maior do que a registrada na Bélgica no último fim de semana, alta velocidade e uma diferença de performance relativamente pequena entre os pneus macios e supermacios foram as principais características dos treinos livres em Monza hoje.

A temperatura da pista atingiu os 46º C durante a tarde, com mais de 30º C de temperatura ambiente. Isso claramente afeta o uso e degradação dos pneus, especialmente o supermacio.

Lewis Hamilton, da Mercedes, registrou o melhor tempo do dia com o composto supermacio. Porém, a vantagem de performance do pneu supermacio em relação ao macio é relativamente pequena, de cerca de 0s6 até o momento. Já a diferença entre o macio e o médio é de cerca de um segundo. Todos os três compostos foram usados hoje.

Isso sugere que o pneu macio será uma boa opção para a corrida. No entanto, as equipes também tiveram boas oportunidades para avaliar o supermacio em longos stints. Como de costume, a segunda sessão de treino livre foi dividida entre simulações de classificação e de corrida, para que as equipes pudessem ter um panorama do uso e da degradação dos pneus com diferentes cargas de combustível.

Monza tem a velocidade máxima mais alta do ano. Os pilotos chegam perto dos 360 km/h no final da reta dos boxes. Conforme a pista ficar mais emborrachada ao longo do fim de semana, essas impressionantes velocidades devem ficar ainda mais altas.

Assim como aconteceu na Bélgica, cada piloto teve dois jogos de protótipos de pneus com composto macio, apenas para os treinos livres de sexta-feira. Os protótipos não possuíam nenhuma marcação de cor. Muitos dados úteis foram coletados e permitirão avaliar se os elementos desse protótipo serão introduzidos nos pneus de corrida no futuro.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Pensamos que estava quente na Bélgica, mas as temperaturas de pista que vimos hoje foram ainda mais altas, chegando aos 46º C. Isso terá um efeito nos pneus, mas temos que ver quais serão as condições para o restante do fim de semana. Tradicionalmente, a estratégia vencedora é de apenas uma parada. Porém, este ano estamos introduzindo o supermacio em Monza pela primeira vez. Um dos focos do trabalho das equipes hoje foi avaliar como esse pneu pode se encaixar nas estratégias gerais para a corrida.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.