F1 – Prost: Regulamento de 2014 será um desafio para os pilotos

sexta-feira, 24 de maio de 2013 às 9:37

Alain Prost

Os pilotos da Fórmula 1 enfrentarão um desafio tão duro quanto as equipes no próximo ano para se adaptar ao novo regulamento técnico, avalia o tetracampeão mundial Alain Prost.

“É um grande desafio técnico – e vai ser um desafio para os engenheiros construir um motor com performance, confiabilidade e tudo mais; um grande desafio para as pessoas que trabalham na pista, com a estratégia; e um enorme desafio para os pilotos também”, declarou Prost em uma entrevista ao site Autosport.

“Não será como antigamente, quando você tinha de tirar o pé por causa do consumo de combustível. Vai ser um pouco diferente. O modo como o motor será usado, em relação à quantidade de combustível e à energia extra que você tem do lado elétrico, será um grande desafio para pilotos e engenheiros”.

“E você terá uma maneira diferente de usá-lo. Hoje, ainda não sabemos como vai ser – mas creio que será interessante e bastante diferente”.

Prost, que está ajudando a Renault em um cargo de embaixador, acredita que existe a possibilidade de uma equipe ser dominante no próximo ano, mas acha que isso não é novidade na Fórmula 1.

“É a primeira vez em muito tempo que temos uma mudança tão grande”, explicou ele. “Você nunca pode ter certeza se haverá uma idéia fantástica ou um bom engenheiro encontrou algo. Mas é bem mais difícil encontrar essa idéia hoje do que nos anos 80, quando Colin Chapman estava presente ou as pessoas estavam usando suspensão ativa”.

“Na Fórmula 1, se alguém encontra uma idéia fantástica, ele terá sucesso e os outros irão copiar e melhorar. Mas você precisa aceitar isso”.

“O que também seria bom, e nós devemos aceitar a competição, é que, se tivermos três grandes fabricantes (de motor) no próximo ano – teremos quatro (em 2015) – alguém faça um motor melhor com uma tecnologia diferente e um modo diferente de construi-lo, e você precisa parabenizá-los se eles forem bem sucedidos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.