F1 – Prost elogia Rosberg pelo seu final de temporada

domingo, 13 de dezembro de 2015 às 11:37

Alain Prost

Nos últimos dias, a dupla de pilotos da Mercedes na Fórmula 1 tem sido objeto de especulação, com o chefe Toto Wolff dizendo que a feroz disputa entre Nico Rosberg e Lewis Hamilton precisa parar. “Eu tenho uma boa amizade com Toto e Niki Lauda”, disse Alain Prost ao jornal Bild.

“Eles me pediram um conselho na última temporada, mas eu acho que eles têm esta difícil situação sob controle. Embora não deva ficar fora de controle”, insistiu Prost, cujo famoso relacionamento com Ayrton Senna implodiu no final dos anos 80. “Mas a Mercedes é uma corporação gigante, todos são apaixonados pelo esporte. Eles sabem o que estão fazendo”.

Mas, apesar de Rosberg ter perdido uma segunda batalha consecutiva pelo título para seu companheiro de equipe neste ano, Prost ficou impressionado com o alemão. “O que ele mostrou no final da temporada foi extraordinariamente bom. Se você perde o título realmente tudo pode se bagunçar, de modo que ele voltou muito forte e rapidamente, foi impressionante”, acrescentou.

Uma possibilidade, no entanto, é de que Hamilton tenha simplesmente perdido a motivação com o título assegurado. Prost concorda: “O problema de Nico é que Lewis não é fácil de se lidar. Ele é um piloto de verdade e sabe instintivamente quando ele precisa ou não ser agressivo. Ele também sabe de tudo, dentro e fora do cockpit”.

“Mas diz-se que Nico não está no nível de Lewis, e eu não vejo isso dessa forma. Para mim, ele só não foi agressivo o suficiente. Em Spa 2014, eu acho que ele (Nico) mudou quando eles colidiram, e já não é tão agressivo como deveria ser”.

Pelo lado positivo, pode ser que a Ferrari se junte à batalha pelo título em 2016, trazendo um novo tempero para a disputa na frente. “Dependendo da quantidade de pressão que a Ferrari pode colocar na Mercedes, mesmo o duelo entre Nico e Lewis poderia mudar. Acho que pode ficar mais fácil para Nico. Durante anos, ele tem focado na luta com Lewis, mas agora poderia haver outra pessoa”, completou, provavelmente referindo-se a Sebastian Vettel.

Então, Prost pensa que Rosberg deva ficar na Mercedes. “No momento, não (acho que Nico tenha que sair da equipe). Pelo menos não em sua atual situação. Se a diferença aumentar, então ele deve pensar sobre isso”, disse o famoso francês.

Finalmente, Prost acha que a F1 precisa fazer mais para atrair fãs mais jovens, argumentando que o esporte não está fazendo o suficiente para abraçar a nova era. “Minha filha tem 19 anos e Abu Dhabi foi a sua primeira corrida de F1. Posso imaginá-la assistindo a uma corrida por duas horas sem parar? Claro que não. Ela tem seu telefone celular, seu computador…”, explicou.

“Por um lado, não foi um bom ano para a F1, porque muito foi discutida fora da pista e não é fácil para os fãs e espectadores entenderem. Depois, há o domínio total da Mercedes. Mas havia o grande duelo entre Nico e Lewis, o drama com a Honda e seu motor. Mas o show pode ser melhor. Há algumas coisas que eu mudaria”, concluiu Prost.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.