F1 – Proposta dos terceiros carros é inviável, segundo McLaren e Mercedes

terça-feira, 11 de novembro de 2014 às 9:28

McLaren e Mercedes

Com a temporada 2014 se aproximando do fim, o prospecto de equipes com três carros em 2015 continua sendo um mistério.

As equipes pequenas saíram furiosas do Brasil, acreditando que as autoridades da Fórmula 1 estão tentando expulsá-las a fim de que as cinco competidoras poderosas forneçam carros a clientes.

Flavio Briatore, ex-chefe de equipe na categoria, concorda que alguma coisa precisa mudar.

“Escolha quatro ou cinco equipes com três ou quatro carros cada ou altere drasticamente a Fórmula 1 que vemos hoje”, declarou ele à rádio italiana Rai. “Se você olhar a audiência e o que está acontecendo com as equipes, este não é um grande momento. O modelo econômico está quebrado”.

Briatore argumentou que Bernie Ecclestone, chefe executivo da Fórmula 1, não é o culpado. “O poder dele não é mais tão grande, portanto sua culpa é mínima. Eu diria que a culpa é das equipes”.

Acredita-se que Red Bull e Ferrari estão preparadas para ter um terceiro carro no próximo ano, mas pode não haver disposição suficiente para colocar a iniciativa em prática.

O jornal espanhol Marca, por exemplo, relatou que McLaren e Mercedes não estão convencidas.

“Não creio que é possível”, disse Eric Boullier, da McLaren. “Acho que podemos fazer um bom campeonato com nove equipes no próximo ano. Em 2016, teremos a equipe norte-americana (Haas), então acredito que precisamos pensar bastante antes de fazer algo tão radical como três carros”.

Toto Wolff, da Mercedes, concorda: “A primeira coisa necessária é a infraestrutura para fazer isso, depois você precisa das regras. Quem terá? Quem vai pilotar? Quantos pontos vai marcar? Há tantas dúvidas que não vejo isso como algo viável”.

Finalmente, Felipe Nasr, novo piloto da Sauber, sugere que só assinou seu contrato para 2015 depois que a questão dos terceiros carros foi esclarecida.

“Nós começamos a trabalhar para 2015 muito cedo, mas tive de esperar para ver se haveria três carros”, declarou ele. “Então, veio a informação de que não vai acontecer, portanto viemos para a Sauber, que tinha o melhor pacote possível em oferta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.