F1 – Proposta da Red Bull é motivada pelo autointeresse, diz a Mercedes

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 às 12:49

Mercedes e Red Bull

Paddy Lowe da Mercedes disse que o esforço da Red Bull para alterações nas novas unidades de potência tem um motivo egoísta.

Christian Horner da Red Bull está liderando um movimento para uma versão mais simplificada dos atuais motores V6 para 2016, algo que ele afirma irá reduzir os custos para os fabricantes. Quatro anos de domínio na F1 da Red Bull, chegou ao fim com o ano de quebra de recordes de Mercedes em 2014 e Lowe acha que é a única razão para as recentes sugestões de Horner.

“Nós temos regras claras, tudo foi projetado com o acordo de todos. A razão pela qual você tem regras para a estabilidade na F1, particularmente em torno da unidade de potência, é que isto permite a criação de bons regulamentos, separados do desempenho relativo. Quando as pessoas estão pedindo mudanças na regra a curto prazo, é tudo sobre autointeresse”.

O debate decorre do desejo da Renault e Ferrari para acabar com o congelamento do motor, o que impede um grande desenvolvimento dos motores após a homologação no início da temporada. Horner também acha que as novas unidades de potência têm colocado uma tensão financeira desnecessária para os fabricantes, mas Lowe acha suas novas sugestões ridículas.

“Aparentemente, ele (Horner) supõe que um turbo duplo seria mais barato e seria uma redução de custos contra um único turbo. Eu não pensei muito nisso! Talvez vamos descobrir como isso funciona. Contradiz completamente todas as outras discussões na F1 na rentabilidade e na manutenção de uma plataforma na qual as equipes possam competir. Há um fato simples na F1: mudanças de regras custam dinheiro, particularmente as que envolvem o motor, por isso é apenas a ideia mais ridícula que já ouvi de como economizar custos na F1”.

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