F1 – Projetista defende circuito de Sakhir após acidente de Grosjean

terça-feira, 22 de dezembro de 2020 às 10:56

Acidente de Romain Grosjean

O projetista do circuito de Sakhir defendeu a segurança da pista após o recente acidente de Romain Grosjean.

A maioria dos observadores concorda que o francês teve sorte por escapar da batida apenas com queimaduras nas mãos depois que o carro da Haas penetrou no guard-rail, se partiu ao meio e explodiu.

“Se a força é grande o suficiente, tudo quebra em algum ponto”, declarou Hermann Tilke, projetista de circuitos da Fórmula 1, ao Der Standard.

Ele explicou que Grosjean bateu onde a barreira fica essencialmente a “90 graus da pista”, e que se o ângulo tivesse sido menos severo, o carro teria “deslizado ao longo do guard-rail”.

“A força sobre Grosjean foi de 53G, o que é uma quantia incrível”, acrescentou Tilke.

Portanto, ao ser questionado sobre as lições aprendidas com o incidente, o alemão respondeu: “Nós temos de ser cuidadosos aqui”.

“Com o ângulo do impacto de Grosjean, teria sido melhor se houvesse um retardador de força lá, como uma pilha de pneus. Mas em outros impactos, isso seria contraproducente porque o carro poderia ficar preso neles. Tudo tem vantagens e desvantagens, então você precisa ter cuidado para não piorar a situação em outros cenários”.

“Por exemplo, em 0.001 dos acidentes de carro, poderia ser melhor não usar um cinto de segurança. Mas nem por isso você diria ‘eu não usarei mais o cinto’. A FIA vai investigar cuidadosamente o incidente, mas nós estamos falando de um sistema que tem funcionado há décadas”.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.