F1 – Problema no alternador ocorre em “giros baixos”, segundo a Renault

terça-feira, 11 de setembro de 2012 às 9:11

A Renault suspeita que as características da pista podem ter sido um fator nas falhas de alternador que prejudicaram Sebastian Vettel neste ano.

O vice-diretor de gerenciamento da fornecedora de motores, Rob White, acredita que as partes podem estar se aquecendo em giros baixos. Isso poderia explicar porque os problemas no alternador só surgiram em Valencia e Monza, já que ambas possuem curvas de baixa.

Entende-se que o primeiro problema no alternador apareceu durante o fim de semana do GP de Mônaco, onde também há curvas muito lentas. Esse fator significa que haverá uma urgência adicional para solucionar o problema antes da próxima etapa, no apertado circuito de Cingapura.

“Nossas investigações após Valencia revelaram potenciais problemas de superaquecimento em giros baixos”, disse White. “Nós desenvolvemos um alternador revisado que foi validado no teste de bancada e testado em Spa por Red Bull e Lotus – as equipes que sofreram as falhas em Valencia – e não houve nenhum problema”.

“A mudança fundamental foi estender a parte fixa e o rotor do alternador em 10mm visando aumentar sua geração de energia elétrica onde a demanda de corrente excedia a capacidade de fornecimento. Com essa nova especificação, podemos ter 30 por cento a mais de corrente para tentar resolver os problemas em giros baixos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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