F1 – Primeira fila no grid mantém a vantagem de treinar largada

terça-feira, 9 de outubro de 2018 às 12:04

Fórmula 1

A Fórmula 1 não abordará uma “brecha” em suas regras, que permite que os dois primeiros pilotos do grid façam treino de largada na volta de formação.

A categoria tem tentado evitar que os pilotos façam isso quando a volta da formação começa, devido ao risco potencial para o pessoal da equipe e outros funcionários que estão próximos aos carros no momento.

Isso foi feito por meio de uma regra que exige que os pilotos permaneçam abaixo do limite de velocidade do pitlane até passarem pela posição da pole position.

No entanto, isso não impede que o piloto que largou da pole position, e vários outros pilotos perto da frente do grid, consigam realizar os treinos.

No GP da Rússia, Kevin Magnussen se classificou em quinto no grid e foi ouvido perguntando à sua equipe no rádio se ele poderia realizar um treino de largada na volta de formação. Como o limite de velocidade do pitlane em Sochi era de 60 km/h, Magnussen foi informado de que não conseguiria ultrapassar o limite de velocidade antes de passar pela posição de pole.

Isso dá aos pilotos da frente uma vantagem sobre seus rivais, que são incapazes de fazer um treino extra a partir da mesma posição onde começarão a corrida. No entanto, o diretor da corrida da FIA, Charlie Whiting, não vê necessidade de revisar as regras para evitar isso.

“Eles têm uma vantagem de estar na frente de qualquer maneira”, disse ele em resposta a uma pergunta do site RaceFans. “Então, é outra vantagem de estar na pole position, eu diria”.

Whiting confirmou que os dois primeiros pilotos do grid são sempre capazes de obter esta vantagem.

“Você pode ver nas luzes da câmera [onboard] quando o limitador de velocidade está ativado, todos os carros, exceto os dois da frente, sempre serão exibidos. Todos eles têm o seu limitador funcionando, você vê a luz lilás e depois os dois da frente não”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.