F1 – Preview dos pneus: GP de Mônaco

quinta-feira, 25 de maio de 2017 às 8:00

f1-pirelli-monaco-2017-700

Após levar os três compostos mais duros de sua gama para o último Grande Prêmio da Espanha, a Pirelli agora traz seus três compostos mais macios, macio, supermacio e ultramacio, para um tipo de circuito completamente diferente, Mônaco. A famosa pista de rua é muito conhecida por ter os menores índices de velocidade média e de degradação dos pneus. Isso faz com que uma corrida com apenas uma parada seja o cenário mais provável. Porém, as estratégias adotadas pelas equipes para essa corrida exigente e imperdoável ainda são incertas

O circuito do ponto de vista do pneu

·         É difícil ultrapassar em Mônaco, então é fundamental uma atuação forte no treino classificatório. O segredo é extrair o máximo da performance do pneu ultramacio.

·         A degradação será muito baixa. Até mesmo o ultramacio deve suportar longos stints.

·         O uso do pneu também é o menor do ano, então a janela para os pit stops será bem ampla.

·         A velocidade média mais baixa do ano e também a curva mais lenta, a Fairmont hairpin.

·         As equipes usam o máximo de pressão aerodinâmica possível, para aumentar a aderência mecânica dos pneus.

·         Sem áreas de escape, é impossível se recuperar em caso de erros. A precisão é vital. 

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Os três compostos mais macios são a escolha óbvia para Mônaco. Porém, ainda há muito espaço para variações na estratégia, uma vez que o uso e a degradação são tão baixas que as equipes meio que podem escolher em que momento elas desejam fazer sua única parada, trocando do ultramacio para o macio, que deve ser a escolha padrão para a corrida. Esse é o primeiro Grande Prêmio em que os pilotos podem escolher suas próprias alocações de pneus. Como esperado, as escolhas privilegiaram majoritariamente o ultramacio. Este pneu será o mais usado, tanto no treino classificatório como na corrida.” 

O que há de novo 

·         Algumas equipes estão introduzindo alguns pacotes de upgrades adicionais, bem como itens específicos para Mônaco, mas a performance em geral nem sempre é o fator decisivo no Principado.

·         Jenson Button, que já venceu em Mônaco, retorna à Fórmula 1 com a McLaren pela primeira vez desde o ano passado, substituindo Fernando Alonso, que vai correr a Indy 500.

·         Como é tradição em Mônaco, não há atividade na pista na sexta-feira. Os treinos livres acontecem na quinta-feira. 

Pressões mínimas para a largada em Mônaco 

19 psi (pneus dianteiros) e 18 psi (pneus traseiros) 

Limites de cambagem

-4,25º (pneus dianteiros) e -3,00º (pneus traseiros)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.