F1 – Pressão no Reino Unido pela condecoração de Lewis Hamilton

terça-feira, 27 de outubro de 2020 às 1:59

O Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi instado a encerrar o fracasso “inaceitável” de ainda não ter condecorado Lewis Hamilton como Cavaleiro da Ordem do Império Britânico na noite de segunda-feira.

O britânico tornou-se o piloto de maior sucesso da história da Fórmula 1 no domingo, ao vencer pela 92ª vez, no GP de Portugal. Mas ele continua sendo apenas um MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), homenagem que recebeu há 12 anos.

Agora Lord Hain, que serviu no governo de Tony Blair, está escrevendo uma segunda carta para Downing Street (nome da residência oficial do Primeiro Ministro do Reino Unido) para pressionar pela condecoração.

Hain já havia feito lobby pela Cavalaria quando Hamilton conquistou seu sexto título mundial no ano passado. Ele ressaltou que sua pesquisa mostrou que o piloto de 35 anos é um dos 5.000 maiores contribuintes do Reino Unido, apesar de morar em Mônaco.

“Você tem Andy Murray, Mo Farah, Bradley Wiggins, que receberam o título de Cavaleiro nos últimos anos, e não consigo entender por que Lewis Hamilton não”, disse Hain, vice-presidente do All Party Parliamentary Group na F1.”

‘Francamente, é inaceitável. Ele quebrou o recorde de número de vitórias na Fórmula 1 e em breve será campeão mundial pela sétima vez – recordes que dificilmente serão superados.”

“Este é um garoto de uma origem muito carente, que é preto, e fez sucesso num esporte de ricos – uma conquista incrível. Ele tem sido inspirador em toda a questão do racismo e do BLM.”

“Ele apoia instituições de caridade e trabalha com mudanças climáticas.”

“No que diz respeito aos impostos, que dizem ser ele mesquinho, Lewis é um grande contribuinte britânico. Ele tem uma casa em Londres e eu expliquei tudo isso. É desconcertante.”

Dois outros pilotos britânicos foram condecorados: o falecido Sir Stirling Moss e Sir Jackie Stewart. Seus prêmios vieram quando eles tinham 70 e 62 anos, respectivamente.

Hamilton pode reter seu título mundial – o sexto em sete anos – no GP da Turquia em 15 de novembro. Hain acrescentou: “Já deveria ter acontecido e precisa acontecer agora.”

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.