F1 – Pressão e cambagem dos pneus foram limitadas para o GP de Monza

sexta-feira, 4 de setembro de 2015 às 16:07

Paul Hembery

A Mercedes determinou o ritmo com ambos os compostos da Pirelli durante os dois primeiros treinos livres do Grande Prêmio da Itália, onde os carros podem passar dos 360 km/h nas retas, usando o P Zero Branco médio de manhã e o P Zero Amarelo macio à tarde.

O tempo mais rápido do dia foi de Lewis Hamilton, líder do campeonato, com pneus macios na parte da tarde. O britânico fez a volta em 1m24s279, consideravelmente mais baixo que o melhor tempo da sexta-feira no ano passado, que também foi de Lewis Hamilton, com 1m26s187, porém com pneus médios.

No momento, a diferença de performance entre os dois compostos é na casa de 1s2. Porém, esse intervalo deve diminuir ao longo do fim de semana, conforme a pista ficar mais emborrachada e as velocidades médias subirem ainda mais.

Para lidar com as cargas maiores em comparação com o ano passado, o que é uma consequência natural do fato dos carros estarem mais rápidos, os limites de cambagem e pressão dos pneus foram levemente alterados pela Pirelli para o GP da Itália. As equipes receberam uma nota técnica sobre o assunto ontem. Esses limites são estabelecidos a cada corrida, dependendo de dados fornecidos pelas equipes e informações prévias.

Como de costume, as equipes usaram os treinos livres de sexta-feira para avaliar a performance de ambos os compostos com diferentes cargas de combustível. As informações coletadas são importantes para os cálculos de estratégia, que também levam em consideração outros fatores como a previsão do tempo para o fim de semana (quente, mas com possibilidade de chuva), probabilidade de entrada dosafety car (baixa) e tempo gasto nos pits (bem alto). Com a pole position sendo estatisticamente mais determinante para a vitória em Monza do que em Mônaco, as equipes passaram boa parte do tempo concentradas em configurações especiais para o treino classificatório, usando o composto macio.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Hoje tivemos um típico treino livre na Itália, com as equipes coletando o máximo possível de informações não apenas para a corrida, mas, também, para o importante treino classificatório de amanhã, que é sempre absolutamente crucial em Monza. Porém, a corrida pode ser bem diferente do usual: a previsão de tempo indica risco de chuva para amanhã e tempo seco para a corrida, o que certamente pode agitar as coisas. Para essa corrida, alteramos os limites de pressão e cambagem comparado ao que estava previamente prescrito. Com os carros ficando cada vez mais rápidos, especialmente com o desenvolvimento evoluindo mais velozmente durante a segunda metade da temporada, esses novos parâmetros devem permitir que os pilotos extraiam o máximo de performance e durabilidade dos pneus. Mais uma vez, temos o privilégio de estar em frente dessa fantástica multidão em nossa casa, e o apoio deles é espetacular. A dedicação deles deve ser recompensada com a probabilidade de um fantástico fim de semana de corrida.”

Fatos do dia Pirelli

Este ano, a Pirelli celebra o 90º aniversário de seu primeiro título em um Grande Prêmio, conquistado por Gastone Brilli Peri, em 1925, a bordo de um Alfa Romeo. O campeonato de Fórmula 1 como o conhecemos só surgiu nos anos 1950, mas em 1925 o primeiro Campeonato Mundial para Construtores foi realizado, e a Pirelli teve um papel central nele. Brilli Peri se sagrou campeão pela Alfa Romeo em Monza, naturalmente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.