F1 – Prazo para mudanças (ultrapassagens) para 2019 está se esgotando

segunda-feira, 16 de abril de 2018 às 18:32

Formula 1

Após a falta de ultrapassagens no GP da Austrália, uma reunião do Bahrain envolvendo a FIA, o chefe técnico da F1, Pat Symonds, e os chefes técnicos das equipes não chegaram a um consenso sobre uma solução.

E de acordo com o Autosport, as discussões agora passarão para o nível de chefes de equipe no Grupo de Estratégia.

Em teoria, o prazo para qualquer alteração no regulamento técnico para 2019 é 30 de abril, embora isso possa ser feitos após essa data se a votação for unânime.

Isso pode ser difícil de alcançar com as equipes expressando preocupações sobre o princípio das mudanças, o tempo e o custo potencial.

“A questão em primeiro lugar é qual é a estratégia por trás disso?” disse o diretor de corridas da McLaren, Eric Boullier.

“É apenas para ultrapassar, e é uma reação instintiva depois da Austrália?

“Se for uma reação à Austrália, talvez seja um pouco prematuro”.

A equipe de pesquisadores que trabalha com Symonds para aprimorar o pacote de regras da F1 de 2021 também tem ajudado o chefe técnico da FIA, Nicolas Tombazis, a investigar as mudanças que podem ser feitas em 2019 para facilitar os carros seguirem os outros mais de perto.

A pesquisa indicou que os elementos da placa terminal da asa dianteira, projetados para controlar o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras, têm um efeito prejudicial para seguir o carro à frente.

A remoção desses elementos, juntamente com uma aba de asa traseira maior e DRS mais potente, foi proposta como medida paliativa para ultrapassagens antes das mudanças de 2021.

Boullier teme que as equipes possam ser forçadas a fazer várias mudanças nas próximas três temporadas.

“Deveríamos tomar uma decisão em menos de dois meses, e mudar radicalmente a plataforma aerodinâmica F1 correndo o risco de que talvez tenhamos que mudá-la novamente em 2020, porque ela não está fazendo o que queríamos ou esperávamos alcançar? E depois termos que mudar tudo novamente em 2021? ” ele disse.

“Se mudarmos o regulamento três anos seguidos, obviamente isso é muito caro, e eu não acho que é aí que a F1 precisa estar quando estamos falando de sustentabilidade e economia de custos.

“Acho que devemos investigar mais para tentar construir o futuro da F1 e deixar o aero como está até que tenhamos uma idéia melhor do que queremos alcançar em 2021.”

O diretor técnico da Force India, Andy Green, acredita que já é tarde demais para fazer grandes mudanças e está antecipando que as regras permanecerão como estão.

“É praticamente sem precedentes ter uma reescrita do regulamento técnico em meados de abril para o ano seguinte”, disse ele.

“O tempo é um grande fator, sim. Mas também tentar entender quais mudanças precisam ser feitas é outro.

“Todo mundo está assumindo que as mudanças propostas ajudam o carro a seguir e ajudam a ultrapassar.

“Bem, isso é uma grande suposição. Não há dados para provar isso, é apenas a ideia de alguém.”

AS - www.autoracing.com.br

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