F1 – Por que o teste pós-Abu Dhabi é crucial para o show em 2019

quarta-feira, 21 de novembro de 2018 às 12:16

GP do México 2018

As equipes testarão a nova linha de pneus da Pirelli para a temporada de 2019, em dois dias de testes, depois do GP de Abu Dhabi deste final de semana.

Isso ocorre em um momento delicado, já que pilotos e equipes questionam se a categoria fez a coisa certa ao pedir à Pirelli que produzisse pneus que se degradassem mais rapidamente. Isso foi feito através da ‘carta alvo’ dada à fabricante, que estabelece as características desejadas de desempenho do pneu.

Os pneus de maior degradação deveriam incentivar as equipes a usar estratégias mais variadas. Mas em algumas corridas, como no México, os pilotos reclamaram que isso significava que precisavam fazer uma quantidade extrema de gerenciamento de pneus.

Em vez de parar várias vezes por corrida, as equipes continuaram parando apenas uma vez enquanto seus pilotos ‘passeavam’ cuidando de seus pneus – uma receita para corridas ruins. O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, explicou por quê.

“Eu tenho uma análise interessante feita por meus engenheiros que mostra que, no ano passado, com as equipes mais conservadoras de pneus, elas em geral administravam seu ritmo de corrida muito menos do que este ano”, disse ele.

“Este ano tentamos seguir a carta-alvo, tentamos seguir a indicação vinda dessa categoria: ficar mais macio com mais degradação. Mas obviamente temos que levar isso em consideração na abordagem das equipes. As equipes estão sempre usando a melhor estratégia, a mais rápida. Não importa se é uma parada ou duas paradas”.

“É claro que o que surge deste campeonato é que, se formos para o mais macio, com mais degradação, as equipes tentarão administrar o ritmo para ter uma parada. Devemos aprender com isso para projetar algo melhor para o próximo ano”.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP de Abu Dhabi de Formula 1 em 25 de novembro!

[the_ad id=”237860″]

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.