F1 pode testar novo sistema de bandeira amarela

quinta-feira, 14 de outubro de 2021 às 11:10

Bandeiras amarelas

Michael Masi, diretor de prova da FIA, revelou que a Fórmula 1 pode experimentar um sistema no qual os pilotos terão seus tempos de volta excluídos na classificação se passarem por uma zona de bandeira amarela.

Quando a bandeira amarela é acionada, os pilotos devem reduzir a velocidade porque há um incidente no circuito. Se as bandeiras amarelas duplas são agitadas, eles devem estar preparados para parar se necessário.

Na Turquia, Fernando Alonso foi investigado por ignorar as bandeiras amarelas duplas na classificação porque registrou um tempo comparável aos outros naquela volta. Entretanto, com a pista secando, o tempo se tornou irrelevante e o espanhol escapou de uma punição.

Explicando a situação, Masi disse: “É uma daquelas situações únicas onde você poderia argumentar que todos que estabeleceram um tempo naquela primeira volta com as amarelas duplas fizeram um tempo significativo porque era o único que eles tinham naquele ponto, como foi o caso de Fernando”.

Apesar disso, Masi confirmou que um teste no qual os tempos são deletados em qualquer volta onde a bandeira amarela é mostrada pode ser realizado no GP dos Estados Unidos.

“Essa poderia ser uma solução, vamos ver o que fazemos em Austin”, acrescentou Masi. “Nós temos feito isso no caso dos limites de pista e podemos investigar quais áreas funcionarão melhor só para garantir que não haja consequências indesejáveis”.

“A princípio, parece que poderia ser uma boa solução, mas é necessário analisar tudo com um comitê de consultoria esportiva de qualquer maneira, e esse é um dos tópicos na agenda”.

“Nós provavelmente podemos ajustar um pouco o texto. É um daqueles que está lá há bastante tempo. Com algumas discussões que tivemos, provavelmente podemos refiná-lo um pouco a fim de deixar mais claro para todos”.

Como o teste não seria uma mudança no regulamento, a FIA não precisaria colocar a mudança em votação, o que normalmente é exigido quando a F1 quer adotar permanentemente uma ideia ou solução.

“Está nas minhas notas do evento, então não é sequer uma alteração no regulamento, a terminologia legal seria ‘é um teste’”, confirmou Masi.

“Você precisa cumprir as exigências dentro do Código Esportivo Internacional na aplicação das bandeiras amarelas duplas, mas para provar efetivamente que está fazendo isso, o teste é em um cenário de tempo de volta significativo”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.