F1 pode ter carros com tração nas quatro rodas em 2021
quinta-feira, 26 de outubro de 2017 às 9:39
Fórmula 1
Uma mudança para carros com tração nas quatro rodas deverá ser discutida pelos chefes e equipes da Fórmula 1 durante as conversas sobre as futuras regras de motores na próxima semana.
A FIA e os detentores dos direitos comerciais da F1 convidaram as equipes para uma reunião em Paris no dia 31 de outubro a fim de discutir o novo regulamento de carros e motores a partir de 2021.
Versões simplificadas da atual unidade V6 turbo são as opções favoritas, com mais partes padronizadas – incluindo o MGU-K – visando ajudar a reduzir os custos e aumentar a competitividade.
Mas alguns, como a Mercedes, são favoráveis a manter o complicado MGU-H, que recicla energia do calor do turbo, no coração dos motores de F1.
Uma alternativa para o MGU-H é introduzir um sistema de recuperação de energia cinética (KERS) no eixo dianteiro.
A tecnologia é similar à da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance, onde a energia recuperada sob freada no eixo dianteiro é armazenada em baterias para distribuição posterior, fazendo com o que carro tenha tração nas quatro rodas.
Um KERS no eixo dianteiro ajudaria a melhorar a aderência mecânica e permitiria que os carros contornassem as curvas mais próximos uns dos outros, mas a tecnologia é cara e adicionaria peso aos monopostos já bastante pesados da F1.
“Como nós compensamos os 60% de energia elétrica que estão sendo perdidos?” disse Toto Wolff, chefe de competição da Mercedes. “Há várias possibilidades e o motor dianteiro é uma delas”.
“Não estamos absolutamente confinados a implementar motores dianteiros, mas temos de discutir todas as possíveis tecnologias que podem compensar a falta de potência”.
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