F1 pode descartar pneus de 18 polegadas para reduzir o peso

quarta-feira, 4 de outubro de 2023 às 9:17

Pneus da Fórmula 1

A Fórmula 1 poderia reduzir o tamanho das rodas e pneus como parte do esforço para diminuir o peso dos carros para 2026.

Com os componentes elétricos dos novos carros devendo adicionar ainda mais peso ao mínimo atual de 798 kg, a FIA anunciou recentemente que está visando uma redução de 50 kg.

“Pat Symonds, diretor técnico da F1, considera o número muito otimista, mas vê uma boa chance de reduzir o peso em pelo menos 20 kg como um primeiro passo”, afirmou um relato da Auto Motor und Sport.

Uma potencial opção para a F1 seria simplesmente eliminar a noção de um peso mínimo para os carros.

O correspondente Michael Schmidt disse: “A competição diminuiria o peso mais rapidamente, e essa ideia tem simpatizantes tanto na FIA quanto na F1”.

“Os testes de estresse estritos de um lado e o teto orçamentário do outro impediriam excessos relevantes para a segurança e uma explosão nos custos”, acrescentou ele.

Também há outras ideias para diminuir o peso com o regulamento de 2026.

“A transmissão deveria ter apenas seis marchas ao invés de oito”, sugeriu Schmidt. “Os carros e pneus também devem ficar menores”.

Existem rumores de que a F1 poderia reduzir o tamanho dos grandes e pesados pneus atuais de 18 para 16 polegadas.

Quanto aos carros, Schmidt explicou: “A largura deve cair de 200 para 190 cm e o entre-eixos dos atuais 360 para 340 cm. Symonds inclusive pensa que 330 cm é possível, mas ele está encontrando resistência de algumas equipes”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.