F1 – Pode a Williams liderar a caça à Mercedes?

quarta-feira, 26 de março de 2014 às 15:11

Williams FW36

Melbourne pode ter confirmado algumas indicações sobre o perfil da temporada que está para vir e sugerido outros. Ainda derrapando no atoleiro competitivo que agora está começando a solidificar, no entanto, continua a soar uma pergunta que as circunstâncias em Albert Park não conseguiram resolver adequadamente: o quanto os Williams são bons?

A resposta a essa pergunta permanece suspensa, embora fossem oferecidas uma ou duas pistas. Infelizmente para o pobre Felipe Massa, elas não vieram dele – não na corrida pelo menos. No lugar errado, na hora errada, quando o sistema de freios by-wire no Caterham de Kamui Kobayashi presumivelmente se partiu ao meio, o brasileiro foi um espectador durante a maior parte do GP da Austrália.

Portanto, devemos considerar o desempenho de Valtteri Bottas como exemplo… bem, mais ou menos.

Além de demonstrar mais uma vez que, no mais rarefeito dos ambientes esportivos, até mesmo os menores erros tendem a ter consequências, o momento da raspagem no muro do finlandês também o forçou a batalhar seu caminho de volta através do grid.

Assim, a promessa que a Williams mostrou na pré-temporada ainda não foi alcançada. Falando depois, ambos os pilotos sugeriram uma ligeira falta de downforce no FW36 o que pode dificultar as suas perspectivas de classificação. E ainda, como Bottas demonstrou, o carro tem claramente ritmo de corrida.

Reconhecidamente, não pode se igualar com o da Mercedes, mas Massa – com os olhos no segundo e terceiro da McLaren em Melbourne – não vê razão para que a Williams não possa liderar esta perseguição.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.