F1 – Pneus: O que há de novo para 2013?

domingo, 17 de fevereiro de 2013 às 9:20

Testes iniciais foram realizados em Jerez

Embora as regras sobre pneus impostas pela agência reguladora do esporte permaneçam exatamente as mesmas para 2013, sem ter nenhum aspecto alterado, a Pirelli conseguiu fazer algumas grandes evoluções nos pneus – o maior número de mudanças desde que a empresa entrou na Fórmula 1.

Uma nova cor

Visivelmente, a maior diferença é a nova cor do pneu duro, que agora será conhecido como P Zero Laranja, em vez de Prata. Isso ajudará os espectadores a diferenciar o composto duro mais facilmente do médio Branco quando ambos são usados juntos.

 Novos compostos

Todos os compostos são geralmente mais macios, o que leva a melhor desempenho e grau deliberadamente mais alto de degradação, com maior degradação térmica em particular. Isso deve garantir no mínimo dois pit stops em cada prova.

Novas estruturas

As novas estruturas foram projetadas com uma filosofia diferente e novos materiais que aumentam a pegada do pneu, permitindo que mais borracha esteja em contato com a pista e levando a um melhor desempenho – especialmente quando se trata de tração e curvas combinadas. Isso também significa que as temperaturas são distribuídas mais igualmente por toda a superfície do pneu – assim, não há acúmulo localizado de calor que possa levar a bolhas.

Linha operacional mais ampla

Como resultado das modificações, geralmente é mais fácil para os pneus 2013 atingir a temperatura e eles têm uma gama operacional mais variada, o que os torna mais facilmente adaptáveis a uma maior variedade de configurações. Em geral, os pneus, duro e macio têm uma gama operacional alta, enquanto o médio e o supermacio têm uma gama baixa. Isso deverá ajudar as equipes a entender os pneus – e como eles interagem com os carros – mais rapidamente.

Maiores brechas de desempenho entre compostos

Os diferentes compostos levarão a uma brecha maior entre os desempenhos dos compostos – embora todos sejam geralmente mais macios. Os pneus foram projetados para dar uma diferença de tempo de, pelo menos, meio segundo por volta entre cada composto, enquanto, no ano passado, ela tenha sido inferior a isso. A maior brecha tornará a estratégia ainda mais importante, com mais a ganhar por estar com o pneu certo no momento certo. 

Maior capacidade de direção em condições molhadas

Os dois pneus Cinturato também mudaram, com a construção dos pneus traseiros redesenhada em particular, para dar tração mais progressiva e melhor aquecimento em condições de pista molhada. Isso ajuda a reduzir o sobre-esterço repentino e, assim, torna a condução do carro mais linear.

Maior peso

A nova construção significa que o peso dos pneus aumentou levemente, mas não o suficiente para afetar o desempenho dos carros. Em média, cada pneu dianteiro agora pesa cerca de200 gramasa mais do que no ano passado, e cada pneu traseiro está700 gramasmais pesado, o que significa que aproximadamente2 kgforam adicionados ao peso geral de um conjunto de pneus. Entretanto, o peso mínimo geral do carro foi ajustado nos regulamentos técnicos de 2013 para compensar isso.

Mais ultrapassagens

A maior degradação térmica significa que haverá uma diferença mais significativa nas velocidades entre os carros em diversos pontos da prova. Isso facilita a ultrapassagem e enfatiza uma estratégia eficaz de corrida.

 

CONHEÇA OS COMPOSTOS 2013 

Os compostos e construções mudaram em 2013. Eis um guia passo a passo dos compostos P Zero e Cinturato para Fórmula 1:

Supermacio (vermelho)

O pneu supermacio P Zero Vermelho foi o único que não sofreu alterações de 2011 para o ano passado, mas em 2013 ele está totalmente novo, com um composto mais macio projetado para aumentar o desempenho e a degradação. O aquecimento ficou ainda mais rápido este ano, garantindo que o P Zero Vermelho fique instantaneamente no ritmo e ofereça agarre ideal. Este pneu é ideal para circuitos lentos e sinuosos, como os de Mônaco e da Hungria. É um composto de faixa operacional baixa, portanto, também muito adequado para asfalto liso.

Macio (amarelo)

O pneu macio P Zero Amarelo é apenas pouco mais de meio segundo mais lento por volta do que o supermacio, mas ainda assim é mais macio do que o composto equivalente do ano passado. Entretanto, tem uma faixa operacional alta que o torna adequado para uma gama extremamente ampla de condições, o que provavelmente o tornará um dos compostos mais usados neste ano. É o composto com faixa operacional mais expandida em 2013.

Médio (branco)

O pneu médio P Zero Branco tem uma faixa operacional mais baixa, o que o torna a opção ideal para circuitos levemente menos exigentes ou com temperaturas ambientes menores. O novo pneu médio não é diferente do macio do ano passado, ficando cerca de 0,8 segundo mais rápido por volta do que o duro.

Duro (laranja)

O pneu duro P Zero é o mais diferente visualmente em comparação com o ano passado, pois mudou de cor de prata para laranja. Ele também ficou muito mais macio – com as características mais próximas do médio do ano passado. A faixa operacional foi completamente alterada em comparação com o ano passado, sendo maior e muito semelhante com o macio. Este composto é ideal para os circuitos mais difíceis e quentes.

Intermediário (verde)

O pneu intermediário Cinturato Verde tem uma nova construção traseira, mas o padrão da banda de rodagem continua o mesmo do ano passado. Entretanto, modificações feitas aos pneus traseiros em particular melhoraram o que já era um dos produtos mais bem-sucedidos e conduzíveis da Pirelli.

Molhado (azul)

O pneu molhado Cinturato Azul também se beneficia de uma nova construção. Como o intermediário, os pneus traseiros foram redesenhados para oferecer tração mais progressiva e reduzir o sobre-esterço repentino, ao mesmo tempo em que mantêm a capacidade de evacuar60 litrosde água por segundo a velocidade máxima. As características deste pneu agora estão mais alinhadas com as do pneu intermediário.

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