F1 – Pneus de 2015 foram para a pista nos últimos testes do ano

sábado, 29 de novembro de 2014 às 9:27

Paul Hembery

Os pneus da Pirelli para 2015 foram vistos pela primeira vez no último teste do ano, realizado logo após o GP de Abu Dhabi. Apesar da estreia, não foram dias de testes exclusivos para a Pirelli. As equipes trabalharam em suas próprias programações independentes.

Cada equipe teve, ao longo da temporada, 135 jogos de pneus alocados para testes. Para o último do ano, dez desses jogos foram substituídos pelos novos pneus para 2015. A Pirelli levou para Abu Dhabi pneus médios, macios e supermacios, em suas especificações definitivas. Todas as equipes optaram por correr com os pneus novos em algum momento ao longo dos dois dias, com o objetivo de ter uma primeira impressão dos novos compostos, que são uma evolução dos atuais.

Além de testar os novos pneus, muitas equipes também puderam avaliar novos pilotos e componentes dos seus carros para 2015. Ao contrário das temperaturas decrescentes vistas no treino de classificação e na corrida, nestes dois dias tanto o clima quanto a pista estavam bem mais quentes. Assim, os tempos registrados sequer podem ser comparados com os da corrida. De qualquer forma, os pilotos que experimentaram os novos pneus deram feedbacks positivos sobre as suas primeiras impressões do P Zero 2015.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli, afirma que, “ficamos muito satisfeitos com as primeiras impressões dos pilotos sobre os nossos novos pneus, o que sugere que as melhorias que buscávamos já estão surtindo efeito. Fizemos algumas alterações, particularmente na cinta do pneu traseiro. Essa nova construção otimiza a distribuição de calor do pneu, deixando-a mais homogênea, o que deve levar a uma performance mais consistente e oferecer mais tração.  Também temos um novo composto supermacio para a traseira, projetado para melhorar a sua resistência mecânica. Os nossos objetivos com os pneus de 2015 continuam os mesmos de sempre: proporcionar entre dois e três pit stops por corrida. Um dos maiores fatores certamente será a forma como os carros vão evoluir. Esperamos ver carros que são um segundo por volta mais rápidos que os de 2014 no próximo ano, e isso certamente impactará no comportamento dos pneus.”

Fatos sobre o teste

Ambos os dias de teste tiveram clima quente e seco, com temperatura de pista de 44ºC (33ºC de temperatura ambiente) na terça-feira e 43ºC (32ºC) na quarta-feira.

O tempo mais rápido registrado ao longo dos dois dias de teste foi de 1min42s624, cravado pelo piloto da Mercedes Pascal Wehrlein, com pneus supermacios, nos momentos finais do segundo dia.

O maior número de voltas no primeiro dia foi de Nico Rosberg, que deu 114 voltas com a sua Mercedes. No segundo dia, esse recorde ficou com Marcus Ericsson, da Sauber, com 112.

Os pneus de 2015 estavam disponíveis nas especificações médio, macio e supermacio. Além disso, todos os quatro pneus de 2014 também estavam disponíveis. No total, foram feitas 454 voltas com os novos pneus para 2015 e 903 voltas com os atuais.

O próximo teste ocorrerá na primeira sessão oficial de pré-temporada do ano que vem, de 1º a 4 de fevereiro em Jerez, no sul da Espanha. Após esse período, haverá apenas mais duas sessões em Barcelona, entre 19 e 22 de fevereiro e entre 26 de fevereiro e 1º de março, antes do início da temporada.

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