F1 – Pirelli vai avaliar pneus após treinos iniciais em Baku

sexta-feira, 17 de junho de 2016 às 16:41
Lewis Hamilton em Baku

Lewis Hamilton em Baku

As equipes entraram em ação nesta sexta-feira na segunda pista mais longa do calendário, que possui várias características únicas, como velocidade máxima extremamente alta, ultrapassando os 350 km/h.

Como resultado, a prioridade de todos era conhecer a pista e recolher o máximo de informações possíveis dos três pneus P Zero definidos para o fim de semana: médio (usado apenas no primeiro treino livre em voltas de instalação), macio e supermacio, que diferentes equipes usaram no transcorrer das duas sessões. Como esperado, a temperatura era alta e a pista evoluiu muito tendo sua superfície extremamente escorregadia, em particular, no começo do dia. No entardecer, as condições eram amenas.

Após a primeira sessão de treino livre, foi identificado um problema com as zebras, que provocou danos em alguns pneus traseiros esquerdos, mas sem murchamento ou perda de pressão. O problema foi resolvido antes do segundo treino livre, embora o diretor da prova tenha advertido os pilotos para não atacarem certas zebras, que serão corrigidas na parte da noite.

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, fez o melhor tempo do dia, estabelecendo o atual recorde da pista com pneu supermacio durante o segundo treino livre. Existe uma diferença de desempenho de um segundo entre os compostos macio e supermacio no momento, mas como a pista está evoluindo rápido, o intervalo – e a provável estratégia para a corrida -, só será conhecido após o terceiro treino livre neste sábado.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Baku provou ser um desafio diferente em relação a maioria dos circuitos que visitamos. Como é uma nova pista, o início das atividades foi realizado em uma superfície ainda suja, que foi evoluindo durante as sessões. Os ventos fortes também não ajudaram hoje, enquanto as equipes procuravam os ajustes ideias para maximizar o desempenho e manter a performance dos pneus em sua janela ideal de uso. Agora iremos comparar nossos dados com as simulações feitas pré-corrida para entender as diferenças entre ambos”.

EB - www.autoracing.com.br

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