F1 – Pirelli trabalha para melhorar os pneus de chuva

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016 às 14:30
GP do Brasil

GP do Brasil

Paul Hembery, da Pirelli, disse que a fabricante vem trabalhando arduamente para melhorar seu composto de pneus de chuva, após críticas de vários pilotos.

Sebastian Vettel liderou as reclamações sobre o composto de chuva, após a largada do GP da Grã-Bretanha ser feita atrás do carro de segurança, alegando que os pilotos não podiam confiar nos pneus.

Kimi Raikkonen também falou após o GP do Brasil, onde ele aquaplanou em uma linha reta, os declarando impróprios para essa finalidade.

“Eles são muito vulneráveis, fáceis de aquaplanar”, disse Raikkonen. “Obviamente, depende do circuito e de muitas outras coisas, mas comparando com alguns anos atrás, esses pneus podiam lidar com essa quantidade de água sem problemas de aquaplanagem”.

Hembery, falando à GPUpdate.net, explicou que a Pirelli colocou muito esforço em seu pneu de chuva para 2017, embora admita que mais precisa ser feito.

“Bem, eles são muito mais largos, então apenas para obter a evacuação de água até os níveis de 2016, para aquaplanar, já foi um grande desafio, que acreditamos ter conseguido”, disse Hembery.

“É uma área que precisamos provavelmente ainda fazer algum trabalho, com base no que mudou nos últimos tempos, a largada parada e ficar atrás do carro de segurança na chuva”.

Perguntado se a diferença entre os intermediários e os de chuva extrema era muito pequena em 2016, Hembery respondeu: “Se você fala com pessoas diferentes, você obtém opiniões diferentes, se forem honestos”.

“Uma coisa que os pilotos disseram é que eles não querem que toquemos no intermediário”.

“A principal área é melhorar o desempenho do pneu de chuva, o aquecimento, que vai desgastá-lo ao trabalhar no seco, por isso é provável que seja um pneu que você quer trocar quando secar”.

“Mas o aquecimento do pneu de chuva é a área onde sentimos que podemos obter o maior benefício”.

Hembery admitiu, entretanto, que o perfil mais largo de 2017 aumenta o desafio.

“No próximo ano vamos jogar muita água para o ar com os pneus – vamos ter 25 por cento mais água por pneu, o que é muito”, comentou Hembery.

IB - www.autoracing.com.br

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