F1 – Pirelli responde às críticas dos pilotos: “O foco estava na durabilidade”

domingo, 28 de fevereiro de 2021 às 11:30

Mario Isola

A Pirelli teve que fazer algumas alterações importantes nos pneus para esta temporada, a fim de se adaptar à aerodinâmica melhorada. De acordo com Mario Isola, os novos pneus são quatro décimos de segundo mais lentos como resultado.

A fabricante de pneus Pirelli tem uma tarefa ingrata na Fórmula 1. Desde 2011, a empresa tem sido a única fornecedora dos pneus e, desde então, têm que lidar com críticas constantes.

Afinal, os fãs querem pneus que se desgastam rapidamente para criar corridas emocionantes, enquanto os pilotos querem pneus que sejam extremamente sólidos, rápidos e consistentes. Mas durante os testes do ano passado, os novos pneus foram criticados pelos pilotos. As borrachas não melhoraram o desempenho.

“Esta é uma reação normal. Quando os pilotos testam novas peças, esperam sempre uma melhoria do desempenho. Neste caso, porém, o foco foi apenas a durabilidade, o que também foi acordado com as equipes”, disse Mario Isola à revista alemã Auto, Motor und Sport.

Porque os novos regulamentos foram adiados por um ano, mas entretanto, as equipes podem trabalhar na sua aerodinâmica, a Pirelli decidiu tornar os pneus muito mais robustos. E isso tem um impacto no desempenho.

“As nossas simulações preveem uma perda de tempo de quatro décimos a meio segundo, dependendo do circuito. Só podemos reagir a isto com a montagem. À medida que as equipes se familiarizam com os pneus, a diferença já não será tão grande”, prevê Isola.

A Pirelli também continuará com as regras improvisadas de 2020. Isto significa que em cada fim de semana de corrida as equipes receberão dois conjuntos do pneu duro, três do composto médio e oito do macio.

Foi também criada uma divisão sobre em que pistas serão utilizados pneus mais duros ou macios. Em dois casos desconhecidos, a Pirelli fez contudo uma escolha agressiva: “No Azerbaijão e no Brasil, demos um passo mais suave do que as corridas de 2019”, conclui Mario Isola.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.