F1 – Pirelli quer ter uma gama maior de compostos de pneus

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 às 16:59
Paul Hembery - Pirelli F1

Paul Hembery - Pirelli F1

A Pirelli precisa de uma maior gama de compostos de pneus para evitar corridas de apenas uma parada, como foi o GP da Índia.

O fornecedor de pneus da F1 tem que especificar quatro compostos para tempo seco no início da temporada, com dois deles sendo selecionados para uso em cada Grande Prêmio.

Este sistema foi introduzido quando a Bridgestone se tornou fornecedora única de pneus em 2007 e continua até hoje com a Pirelli.

Mas Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, acredita que quatro compostos não cobrem toda a gama de superfícies de pista, configurações e condições de temperatura enfrentadas ao longo de uma temporada de Formula 1.

“Nós gostaríamos de ter uma maior gama de compostos, então poderíamos ter uma maior gama de soluções para cada pista, a fim de garantir estratégias de duas ou três paradas”, disse Hembery à revista Autosport.

“Com quatro opções, você sempre vai ficar um pouco comprometido.”

“No mínimo, podemos fazer oito compostos, com faixas de trabalho em temperatura alta ou baixa em cada um dos quatro compostos [super macio, macio, médio e duro] que temos agora.”

Hembery confirmou que não houve discussões para ampliar o número de compostos, portanto a Pirelli está atualmente trabalhando na finalização quatro compostos para uso na temporada de 2013.

Mas se a empresa italiana permanecer na F1 além de seu contrato atual, que expira no final de 2013, Hembery confirmou que irá discutir a expansão da gama de compostos com as equipes e a FIA.

Hembery também admitiu que há uma tendência inevitável de estratégias de corrida mais previsíveis conforme a temporada avança.

“As equipes melhoram o tempo todo”, disse Hembery. “Elas tentam reduzir o desgaste e degradação, e nós tentamos aumentá-los, ou seja, trabalhamos no sentido oposto.”

“Os engenheiros das equipes são brilhantes. No início da temporada, quando havia muitos comentários sobre os pneus, os engenheiros não diziam nada. Eles perceberam que ‘se eu puder dominar este desafio técnico, eu vou ter uma vantagem.'”

“Nós vamos mudar um monte de coisas no próximo ano. Será o suficiente? Vamos esperar e ver. Mas espero que tenhamos um início de temporada emocionante.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.