F1 – Pirelli quer mudança nas regras dos pneus para 2012

segunda-feira, 5 de setembro de 2011 às 12:49
f111-pirelli-pneus-hungria-sabado615
A Pirelli está pronta para pedir à FIA uma mudança no regulamento dos pneus do próximo ano na tentativa de reduzir os jogos desperdiçados do composto duro, depois de não ter conseguido o apoio das equipes até agora.
Uma das principais preocupações da Pirelli em relação ao seu programa da Fórmula 1 neste ano é o fato de as regras dos pneus e o modo como as equipes vêm utilizando a borracha obrigarem a companhia italiana a descartar pneus duros que nunca são usados.
Atualmente, cada pilotos tem cinco jogos de pneus opcionais e seis jogos de pneus duros para o fim de semana – e em todos os GPs deste ano, a Pirelli descobriu que o último jogo da borracha dura não foi utilizado.
A Pirelli acredita que isso representa um desperdício de recursos tanto para ela mesmo quanto para as equipes – portanto, busca uma mudança nas regras dos pneus para o próximo ano.
Uma sugestão visando mudar as alocações de pneus a fim de que as equipes tenham seis jogos de opcionais e cinco de primários não recebeu o apoio unânime das competidoras, e por isso a Pirelli está considerando a possibilidade de contatar a FIA.
Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli, declarou: “No momento, se as equipes quiserem manter o mesmo regulamento, teremos de recorrer à FIA e lhes dizer que não faz sentido ter seis jogos de um e cinco do outro – podemos muito bem ter cinco de cada um para economizar dinheiro”.
“Precisamos levar esses pneus duros extras para todas as corridas. Então, se eles não quiserem mudar o regulamento esportivo, podemos lhes dar as estatísticas de que é 100 por cento certo que os pneus não serão usados, mudem o regulamento e economizem dinheiro para todos nós”.
“A FIA tem uma função a cumprir em termos de regulamento, e precisamos ter algum estímulo deles, porque é um custo que não traz benefício para as equipes, a categoria ou a Pirelli. Não faz sentido”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.