F1 – Pirelli quer introduzir “pneus inteligentes”

quarta-feira, 8 de agosto de 2018 às 11:58

Pneus da Fórmula 1

A Pirelli quer introduzir sua tecnologia de pneus inteligentes, que fornece dados em tempo real sobre o desempenho dos pneus, para a Fórmula 1.

A empresa já comercializa um pneu inteligente para veículos rodoviários. No entanto, o diretor esportivo da Pirelli, Mario Isola, disse ao site RaceFans que a tecnologia para adapta-lo para uso no automobilismo pode levar tempo.

“Sabemos que os pneus inteligentes são o futuro. Um pneu que está falando com o carro é algo que estudamos há muitos anos. Então estamos desenvolvendo sensores e assim por diante”.

“Mas o uso dele dentro de um pneu de automobilismo, especialmente em um pneu de F1 onde você tem forças, acelerações, energia e temperatura muito mais altas do que em um carro de rua, é algo que precisamos analisar antes de apresentar”.

Um pneu inteligente pode ser usado para transmitir informações sobre desgaste de pneus, aderência, temperatura, pressão e muito mais em tempo real para equipes e torcedores. Também seria relevante para os produtos de carro de rua da Pirelli, disse Isola.

“Todos os dados que coletamos na F1, considerando o nível de detalhes que você tem, são mais do que relevantes para carros de rua”.

“Nós falamos sobre a pressão do ar, a temperatura é algo que eles já medem, o nível de aderência, esse tipo de coisa. Isso é algo que se formos capazes de coletar esses dados na F1, considerando o nível de detalhes aqui, com certeza isso é algo realmente útil para carros de rua”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.