F1 – Pirelli pronta para oferecer pneus de 18 polegadas

sexta-feira, 1 de junho de 2018 às 12:12

Rodas de 18 polegadas

A Pirelli diz que está pronta para atender às novas tecnologias da Fórmula 1 se a categoria quiser.

A fabricante italiana é a única fornecedora de pneus esportivos da F1 desde 2011 e seu atual contrato de três anos termina após a temporada de 2019. A Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da categoria, pretende rever os regulamentos nas temporadas seguintes, o que pode levar a uma mudança nas especificações dos pneus.

O CEO da empresa, Marco Tronchetti Provera, disse que gostaria de receber novos desafios tecnológicos como parte disso. Estes poderiam incluir o aumento do tamanho das rodas da F1 de 13 polegadas, que raramente são vistas em carros de rua, para 18 polegadas.

“Estamos abertos”, disse ele. “Obviamente, eles precisam encontrar os regulamentos certos e as equipes [precisam estar] prontas para adotá-los”.

Uma mudança no tamanho da roda teria implicações no design da suspensão. Tronchetti Provera disse que isso exigiria trabalho de desenvolvimento.

“Obviamente, precisamos testar carros. Eles têm que desenvolver carros [diferentes] para 18 polegadas. A absorção de choque entre suspensão e pneus, laterais diferentes, tamanhos diferentes, tudo tem que ser testado e leva tempo”.

A possibilidade de aumentar o tamanho das rodas da F1 foi considerada antes. Foi testado um modelo de rodas maiores e do pneu de menor perfil em 2015.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.