F1 – Pirelli pronta para guerra de pneus, diz Isola

terça-feira, 14 de agosto de 2018 às 12:26

Pneus da Fórmula 1

Se a Fórmula 1 decidir deixar múltiplos fornecedores de pneus competirem uns contra os outros, a Pirelli estaria pronta para participar, diz Mario Isola, chefe da fabricante.

A empresa italiana é fornecedora exclusiva da categoria desde 2011, mas cinco anos antes, a Michelin e a Bridgestone se enfrentaram durante a última temporada de competição aberta da F1 entre as fabricantes de pneus.

Isola acredita que uma rivalidade entre os pneus introduziria novos desafios, com o desempenho como foco único das fornecedoras.

“Se eles decidirem voltar a esta situação como dissemos no passado, estamos prontos para enfrentar também este novo desafio”, disse Isola.

“É um novo desafio, porque se você é a única fornecedora, você tem alguns objetivos. Você fornece os mesmos pneus para todos, para que possa ter um pneu com alta degradação, com objetivos diferentes”.

“Se estamos concorrendo com outra fornecedora de pneus, o objetivo é apenas o desempenho. É claro. É como para as equipes”.

“Seu alvo é a segurança, certamente, mas a segurança é um objetivo, está sempre presente, é sempre uma prioridade, mas depois disso é apenas desempenho”.

O italiano adverte, no entanto, que os custos de fornecimento provavelmente subirão no caso de uma guerra de pneus e, portanto, contrariaram a meta da Fórmula 1 de controlar os custos da competição para as equipes.

“A direção da Fórmula 1 ainda é ter um fornecedor”, acrescentou Isola. “Obviamente, o que está mudando rapidamente, mas o único fornecedor está economizando dinheiro para todos”.

“Se você introduzir, novamente, o que eles chamam de ‘ guerra de pneus” ou vários fornecedores, você deve considerar que no passado era necessário ter testes adicionais ou as equipes tinham uma equipe de teste de pneus adequada e, obviamente, isso significa custos adicionais”.

“Se eles querem reduzir o custo, essa provavelmente não é a direção certa”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.