F1 – Pirelli preparada para aumento de velocidade

segunda-feira, 24 de março de 2014 às 12:42

Paul Hembery

As equipes de Formula 1 ainda podem obter um desempenho significativo através de uma melhor compreensão dos pneus de 2014, de acordo com o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery.

As equipes tiveram que se preocupar com os novos motores V6 turbo, bem como com as alterações das regras aerodinâmicas, durante os testes de pré-temporada e como resultado, Hembery não tem dúvidas de que ainda há etapas a serem feitas no domínio dos pneus.

Isto, combinado com as atualizações esperadas dos carros, deve levar os carros de 2014 a irem ficando significativamente mais rápidos na medida que a temporada avança, com estimativas que variam de dois a quatro segundos, em termos de melhoria potencial.

“Eles se focaram em muitos outros fatores no início do ano e vamos ver mais e mais trabalho para obter um trabalho em conjunto dos pneus/chassis para melhorar o equilíbrio frente/traseira”, disse Hembery. “E irão obter ganhos de desempenho nas curvas, por isso prevemos que haverá muitas mudanças no decorrer da temporada. Temos a visão de que haverão muitos desenvolvimentos neste ano e vão ser alguns grandes passos na performance”.

Hembery está certo que os quatro compostos para tempo seco que a Pirelli produziu, atenderão a faixa operacional necessária para definir os pneus corretos ao longo da temporada, mesmo que os carros fiquem significativamente mais rápidos.

Ele também acredita que os pneus têm mostrado que são capazes de lidar com as exigências do aumento de torque dos novos motores.

“Nós estávamos tentando encontrar um equilíbrio entre a resistência ao rompimento e a resistência térmica”, disse ele. “Com menos downforce, você tem que ter alguma aderência mecânica proveniente do pneu, mas se for longe demais nessa direção, então ele se rasga”.

“Até agora, estamos muito satisfeitos. Em alguns casos, você tem superaquecimento se forçar muito em certas partes da pista ou na saída de algumas curvas, mas isso é algo que as equipes vão trabalhar e melhorar com o tempo”.

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.