F1 – Pirelli pede o banimento das trocas de pneu em bandeira vermelha

segunda-feira, 30 de maio de 2011 às 12:10
monaco_red_flag
O diretor de competição da Pirelli, Paul Hembery, pediu uma mudança nas regras da bandeira vermelha na Fórmula 1 visando impedir que as equipes troquem os pneus se a corrida for paralisada – após sentir que isso roubou dos fãs uma chegada emocionante no GP de Mônaco.
“Posso entender que há uma consideração de segurança, mas estou pensando nisso mais pela perspectiva dos fãs, para ser honesto”, declarou Hembery ao site Autosport.
“Muitas pessoas gritaram comigo dos barcos, perguntando por que eles puderam trocar. Isso tirou alguma coisa da corrida – e a grande questão é se eles poderiam ter aguentado. É o que todos nós estávamos perguntando a seis voltas do final, e essa seria a emoção: Sebastian chegaria ao limite da degradação do pneu?”
“Realmente não entendemos a regra, e talvez seja preciso perguntar às equipes por que elas acham que deveriam poder trocar os pneus. A distância da prova ainda era a mesma, ela não mudou. Os carros haviam parado e tinha havido um safety car de qualquer maneira. Não entendo porque eles podem trocar os pneus, mas talvez eu não esteja enxergando alguma coisa”.
Hembery acredita que, até a bandeira vermelha, o GP de Mônaco ganhou vida devido às estratégias variadas adotadas pelos três primeiros colocados. “Ultrapassar é um prêmio aqui, então ter o elemento estratégico e estratégias tão variadas, uma, duas ou três paradas, proporcionou um pouco de intriga extra”, disse ele.
“Foi um pouco lamentável com a bandeira vermelha, é claro, porque, se eles não tivessem trocado os pneus, precisariam lutar até o final, pois tinham estratégias diferentes, e o desgaste dos pneus estava bastante diferente. É uma pena que não tenhamos podido ver o final do jogo estratégico que foi jogado”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.