F1 – Pirelli muito criticada por “típica reação política”

quinta-feira, 17 de junho de 2021 às 9:25

Pneu estourado de Verstappen

A explicação da Pirelli para os estouros em Baku foi uma “típica reação política”, segundo um conhecido especialista em pneus da Fórmula 1.

Enquanto Max Verstappen e Kees van der Grint, ex-engenheiro da Bridgestone, suspeitavam de falhas técnicas como a causa, a Pirelli concluiu que tanto a Red Bull do holandês quanto a Aston Martin de Lance Stroll haviam usado os pneus de maneira inadequada.

Como resultado, de acordo com o Gazzetta dello Sport, a Pirelli e a FIA agora vão impor novas regras mais rígidas para checar a temperatura e a pressão dos pneus.

“Quando as pressões forem medidas antes da classificação e corrida, as válvulas de inflação serão protegidas por lacres da FIA que não podem ser removidos”, relatou o jornal esportivo italiano.

As novas checagens também incluirão a verificação da temperatura dos cobertores de pneus com scanners térmicos e da pressão dos pneus frios depois da corrida – com diferenças de 0.1 psi sujeitas a punição.

A Aston Martin reagiu à insinuação da Pirelli de que a culpa foi das equipes ecoando a negação anterior da Red Bull.

“A equipe sempre operou seus pneus dentro dos parâmetros prescritos pela Pirelli e continuará fazendo isso”, afirmou uma declaração da equipe de Lawrence Stroll.

Quanto a van der Grint, que trabalhou com Michael Schumacher durante a bem sucedida era Ferrari-Bridgestone, ele expressou dúvidas a respeito do resultado da investigação da Pirelli.

“Você lê e pensa ‘o que eles estão querendo dizer?’ Eles certamente não estão assumindo a culpa e isso é bem típico. A Red Bull afirmou que não fez nada de errado, então quem está falando absurdos aqui?” disse ele ao jornal holandês De Telegraaf.

Jenson Button, campeão mundial de 2009, também deu sua opinião, ecoando a sugestão de van der Grint de que a investigação da Pirelli essencialmente não provou nada.

“Qual foi a razão para as falhas então? Aston Martin e Red Bull cumpriram os limites fornecidos, não houve cortes nos pneus causados por detritos e nem defeitos ou falhas da Pirelli. Acho que foi magia negra, então”.

Van der Grint previu que esse episódio não vai melhorar o relacionamento entre a fornecedora de pneus da F1 e as equipes.

“Está claro que muitas equipes não levam mais a Pirelli a sério. Se houvesse confiança mútua, todos esses protocolos não seriam necessários, certo? É só outro exemplo de falta de confiança entre a Pirelli e as equipes”.

LS - www.autoracing.com.br

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