F1 – Pirelli mudou os pneus sem consentimento em Silverstone, diz relato
terça-feira, 2 de julho de 2013 às 9:31
Pneu estourado de Sergio Perez
Conteúdo patrocinado por: | ![]() |
O escândalo dos pneus da Fórmula 1 pode estar prestes a se aprofundar ainda mais, com um jornal espanhol afirmando que a Pirelli – já sob advertência pelo caso do teste “secreto” – violou as regras.
Marco Canseco, correspondente do Marca, relatou que, antes do GP da Inglaterra, a fornecedora oficial da categoria mudou a construção de seus pneus de 2013 sem o conhecimento ou o consentimento da FIA ou das equipes. “Na pior das hipóteses, colocou em risco as vidas dos pilotos”, declarou Canseco, referindo-se à sequência de falhas espetaculares em Silverstone que deixaram a Fórmula 1 em crise.
O Marca afirmou que os pneus utilizados na Inglaterra tinham uma estrutura completamente nova, com uma camada de kevlar incluída na cinta interna de aço. Anteriormente, equipes incluindo Lotus, Force India e Ferrari vetaram a introdução dos pneus com cinta de kevlar por causa da regra exigindo unanimidade para alterações nas regras durante a temporada.
Canseco disse ter descoberto a violação da Pirelli quando Sauber e McLaren enviaram membros para os locais das explosões dos pneus no domingo, e eles descobriram pedaços de kevlar entre os destroços. Paul Hembery, da Pirelli, nega a mudança. “Posso garantir a você que os pneus (em Silverstone) tinham a mesma construção daqueles que foram usados em Barcelona”, declarou ele.
Reagindo à nova crise dos pneus na Fórmula 1, a FIA permitiu que o teste para jovens pilotos em Silverstone inclua o uso dos titulares para desenvolvimento dos pneus. “O teste também poderá ser estendido em um dia”, afirmou uma declaração da federação.
Contudo, a Mercedes continua banida do teste, apesar de Toto Wolff, diretor da equipe, expressar preocupações com o que as outras equipes poderão fazer. “Se for um puro teste de pneus, sou favorável”, declarou ele à Sport Bild da Alemanha.
A FIA também disse que vai buscar o consentimento do Conselho Mundial de Automobilismo para que a Pirelli introduza novas especificações durante a temporada sem a necessidade de unanimidade. “Enquanto isso, a FIA pediu à Pirelli uma garantia de que os problemas de pneus não se repetirão no GP da Alemanha deste fim de semana ou nos GPs subsequentes”, acrescentou a federação.
Se essa garantia não for dada, é possível que os pilotos boicotem Nurburgring. “Eu não acredito que vai acontecer”, disse Bernie Ecclestone à BBC.
Mas Martin Whitmarsh, chefe da equipe McLaren, insiste: “Existe esse risco (de boicote) se não houver certeza a respeito da segurança. Porém, não é o que queremos para a Fórmula 1. Tivemos esses problemas em Indianápolis (em 2005) e foi terrível para a categoria. Não é o momento de culpar ninguém, precisamos trabalhar juntos a fim de encontrar uma solução”.
O Telegraph relatou que a Pirelli “quase certamente” usará seus pneus de kevlar mais seguros neste fim de semana. “Nós apoiaríamos isso”, disse Eric Boullier, chefe da Lotus, que anteriormente bloqueou a introdução dos pneus de kevlar, à agência de notícias AFP. “A segurança é a principal preocupação”.
Ecclestone confirmou: “A Pirelli pode alterar os pneus. Jean (Todt, presidente da FIA) concordou com isso e eu informei a Pirelli”.
O influente diário francês L’Equipe destacou que a categoria ficou “em cacos” depois de Silverstone, mas a imagem da Pirelli sofreu o maior dano. “Felizmente, eles (Pirelli) não fabricam preservativos”, brincou Boris Becker, lenda alemã do tênis, de acordo com o jornal Welt.
Stefano Domenicali, da Ferrari, acredita que Nurburgring será um circuito “menos exigente” para os pneus do que Silverstone.
aço, autoracing, cinta, conhecimento, consentimento, crise, equipes, escandalo, estouros, f1, falhas, formula 1, formula-1, fornecedora, gp, inglaterra, interna, kevlar, mudanças, noticias, pirelli, pneus, silverstone
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.