F1 – Pirelli mudou os pneus sem consentimento em Silverstone, diz relato

terça-feira, 2 de julho de 2013 às 9:31

Pneu estourado de Sergio Perez

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

O escândalo dos pneus da Fórmula 1 pode estar prestes a se aprofundar ainda mais, com um jornal espanhol afirmando que a Pirelli – já sob advertência pelo caso do teste “secreto” – violou as regras.

Marco Canseco, correspondente do Marca, relatou que, antes do GP da Inglaterra, a fornecedora oficial da categoria mudou a construção de seus pneus de 2013 sem o conhecimento ou o consentimento da FIA ou das equipes. “Na pior das hipóteses, colocou em risco as vidas dos pilotos”, declarou Canseco, referindo-se à sequência de falhas espetaculares em Silverstone que deixaram a Fórmula 1 em crise.

O Marca afirmou que os pneus utilizados na Inglaterra tinham uma estrutura completamente nova, com uma camada de kevlar incluída na cinta interna de aço. Anteriormente, equipes incluindo Lotus, Force India e Ferrari vetaram a introdução dos pneus com cinta de kevlar por causa da regra exigindo unanimidade para alterações nas regras durante a temporada.

Canseco disse ter descoberto a violação da Pirelli quando Sauber e McLaren enviaram membros para os locais das explosões dos pneus no domingo, e eles descobriram pedaços de kevlar entre os destroços. Paul Hembery, da Pirelli, nega a mudança. “Posso garantir a você que os pneus (em Silverstone) tinham a mesma construção daqueles que foram usados em Barcelona”, declarou ele.

Reagindo à nova crise dos pneus na Fórmula 1, a FIA permitiu que o teste para jovens pilotos em Silverstone inclua o uso dos titulares para desenvolvimento dos pneus. “O teste também poderá ser estendido em um dia”, afirmou uma declaração da federação.

Contudo, a Mercedes continua banida do teste, apesar de Toto Wolff, diretor da equipe, expressar preocupações com o que as outras equipes poderão fazer. “Se for um puro teste de pneus, sou favorável”, declarou ele à Sport Bild da Alemanha.

A FIA também disse que vai buscar o consentimento do Conselho Mundial de Automobilismo para que a Pirelli introduza novas especificações durante a temporada sem a necessidade de unanimidade. “Enquanto isso, a FIA pediu à Pirelli uma garantia de que os problemas de pneus não se repetirão no GP da Alemanha deste fim de semana ou nos GPs subsequentes”, acrescentou a federação.

Se essa garantia não for dada, é possível que os pilotos boicotem Nurburgring. “Eu não acredito que vai acontecer”, disse Bernie Ecclestone à BBC.

Mas Martin Whitmarsh, chefe da equipe McLaren, insiste: “Existe esse risco (de boicote) se não houver certeza a respeito da segurança. Porém, não é o que queremos para a Fórmula 1. Tivemos esses problemas em Indianápolis (em 2005) e foi terrível para a categoria. Não é o momento de culpar ninguém, precisamos trabalhar juntos a fim de encontrar uma solução”.

O Telegraph relatou que a Pirelli “quase certamente” usará seus pneus de kevlar mais seguros neste fim de semana. “Nós apoiaríamos isso”, disse Eric Boullier, chefe da Lotus, que anteriormente bloqueou a introdução dos pneus de kevlar, à agência de notícias AFP. “A segurança é a principal preocupação”.

Ecclestone confirmou: “A Pirelli pode alterar os pneus. Jean (Todt, presidente da FIA) concordou com isso e eu informei a Pirelli”.

O influente diário francês L’Equipe destacou que a categoria ficou “em cacos” depois de Silverstone, mas a imagem da Pirelli sofreu o maior dano. “Felizmente, eles (Pirelli) não fabricam preservativos”, brincou Boris Becker, lenda alemã do tênis, de acordo com o jornal Welt.

Stefano Domenicali, da Ferrari, acredita que Nurburgring será um circuito “menos exigente” para os pneus do que Silverstone.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.