F1 – Pirelli mostra o melhor do ‘Made in Italy’ como patrocinadora principal em Imola

sexta-feira, 16 de abril de 2021 às 8:00

Fórmula 1 em Imola – 2020

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Mais uma vez, os três compostos intermediários na gama da Pirelli na Fórmula 1 – C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio, C4 como P Zero Vermelho macio – foram escolhidos para a segunda rodada do campeonato, que será disputada em Ímola, na Itália: as mesmas escolhas da abertura da temporada no Bahrain, que apresentou um número de diferentes estratégias.

Esta foi também a mesma escolha da última corrida disputada em Ímola há quase seis meses, embora a estrutura do pneu tenha mudado neste ano para oferecer mais durabilidade e permitir a utilização de pressões mais baixas para maior resistência ao superaquecimento. Ímola 2020 foi realizada com apenas uma sessão de treinos livres de 90 minutos; este ano, há três sessões de treinos livres de uma hora cada.

Os pneus C2, C3 e C4 foram escolhidos por sua ampla gama de capacidades: bem combinados com as características variáveis do circuito de Ímola e a ampla gama de condições climáticas possíveis na primavera, com a temporada europeia começando agora muito mais cedo que em anos recentes.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

Ímola é um circuito de “velha escolha” que oferece um grande desafio técnico, com uma seleção mista de curvas e velocidades diferentes que testam todos os aspectos do desempenho de um carro. Com apenas uma corrida de F1 realizada lá desde 2006, de volta às condições temperadas do final do outono passado, as equipes não têm uma grande quantidade de dados relevantes para se basearem.

A pista é bastante estreita em alguns pontos, o que aumenta o desafio de ultrapassagem e coloca ênfase na estratégia. A estratégia do ano passado foi influenciada por um safety car no final da corrida (bem como um safety car virtual anteriormente) com Lewis Hamilton vencendo usando todos os três compostos, tendo começado a prova de médio. Sem o safety car, uma estratégia de parada única provavelmente teria sido escolhida pela maioria dos pilotos: também porque a perda de tempo no pit lane é bastante grande em Ímola, com aproximadamente 25s.

Embora tenha sido reasfaltada antes do Grande Prêmio do ano passado, Ímola – um circuito anti-horário – ainda é bastante ondulada e há algumas grandes zebras, colocando demandas notáveis nos carros e pilotos.

Não há corridas de apoio planejadas para o fim de semana de Ímola, além da Fórmula Regional by Alpine, que representa o primeiro degrau na escada para corridas de monopostos internacionais, logo abaixo da Fórmula 3. Isso afetará a evolução da pista para a F1, sem muita borracha sendo acumulada no asfalto. A Fórmula Regional tem fornecimento exclusivo pela Pirelli, com dois conjuntos de pneus slicks e de chuva disponíveis em uma única especificação e duas corridas por fim de semana. Ímola é a rodada de estreia dessa nova série.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Depois de um começo emocionante no Bahrein, temos exatamente a mesma indicação de pneu para Ímola: um circuito com características muito diferentes, que estamos ansiosos para visitar como patrocinador principal, ajudando a demonstrar o prestígio do “Made in Italy” para o mundo. Embora a última corrida em Ímola tenha ocorrido há quase seis meses, as condições podem ser diferentes agora em abril em comparação com novembro e, claro, a construção do pneu mudou. Como foi o caso da última corrida aqui, esperamos que as equipes sigam uma estratégia de parada única, também por causa do tempo perdido nos boxes e a relativa dificuldade nas ultrapassagens. O safety car fez uma grande diferença no ano passado, então há muitos pontos de interrogação neste fim de semana de retorno à Europa.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

A Fórmula 3 completou seu primeiro teste da temporada no Red Bull Ring, na Áustria, recentemente com Caio Collet, do programa de pilotos da Alpine, sendo o mais rápido, pela MP Motorsport, batendo o recorde de volta da F3. As dez equipes usaram exclusivamente o composto médio da Pirelli ao longo de dois dias, com a temporada marcada para começar em Barcelona no próximo mês.

A rodada inaugural do GT World Challenge Europe acontece neste fim de semana em outro circuito caseiro da Pirelli: Monza, que tradicionalmente abre a temporada. A Pirelli fornece para todas as categorias: da principal classe GT3 às corridas de apoio, incluindo GT2, GT4 e o Lamborghini Super Trofeo. No teste de pré-temporada em Paul Ricard no mês passado, os tempos da GT3 foram lideradas pelo time da Mercedes formado por Jules Guonon, Daniel Juncadella e Raffaele Marciello.

A Mercedes continuará em Ímola para testar o protótipo de pneus slicks 2022 de 18 polegadas na terça e quarta-feira após a corrida: o quarto teste de desenvolvimento do ano depois de duas sessões de slicks em Jerez e no Bahrein, além de uma sessão no molhado em Jerez.

EB - www.autoracing.com.br

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