F1 – Pirelli fica satisfeita com informações coletadas nos testes

sábado, 5 de dezembro de 2015 às 10:59

Paul Hembery

O piloto da McLaren Stoffel Vandoorne foi o mais rápido no circuito de Yas Marina, ao final do teste de 12 horas organizado pela Pirelli. Esta sessão, em regime ‘non-stop’, teve sol durante todo o dia e temperaturas que variaram entre 24º C e 28º C (ambiente) e entre 35º C e 40º C (do asfalto), sendo as mais altas registradas em torno de meio-dia.

A sessão começou com todos os pilotos dando algumas voltas com os pneus da temporada 2015, para conferir os acertos dos carros. Foram usados os P Zero Vermelho supermacio e P Zero Amarelo macio, os mesmos que haviam sido escolhidos para o GP de Abu Dhabi, no último domingo.

Após uma hora e meia do início da sessão, os carros passaram a usar os pneus protótipos (o novo composto ultramacio e os com novas construções, tanto dianteiros quanto traseiros). Vários tipos de compostos ultramacios foram testados e apenas um deles será escolhido para a temporada do próximo ano.

Nenhum pneu protótipo usado, nem o ultramacio e nem os com novas construções, tinham marcações de cor ou marca. Apenas os pneus já usados neste ano possuíam as cores e logomarcas pintadas em suas laterais.

Os testes foram às cegas: os pilotos e suas equipes não sabiam quais eram as especificações dos pneus que estavam testando. Durante o dia, as equipes não tinham permissão para experimentar novos itens ou alterar componentes de seus carros, mantendo o foco na avaliação dos pneus. Com seu asfalto caracteristicamente liso, as temperaturas consistentes e uma grande variedade de tipos de curvas, Abu Dhabi foi um local perfeito para avaliar a maioria dos pontos-chaves sobre o comportamento dos pneus.

A sessão começou exatamente às 9h, horário local, e durou até as 21h, sem pausa para o almoço. Isso fez com que o teste de hoje fosse o mais longo de um único dia da história da Fórmula 1.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “Nós tínhamos apenas uma chance e uma única data para testar os pneus para a próxima temporada. E nós podemos dizer que estamos satisfeitos com as informações coletadas. Um dos principais objetivos era testar as diferentes versões do novo composto ultramacio, que será usado em 2016. A ideia é introduzir um composto ainda mais macio que o atual supermacio e utilizá-lo principalmente como uma opção para os circuitos de rua. Com uma performance melhor do que a versão anterior do supermacio e uma degradação ainda mais rápida, as equipes terão de realizar cálculos ainda mais agressivos em suas estratégias de corrida. Se isso resultará em mais pit-stops ou em diferenças nas táticas das equipes, ainda é muito cedo para avaliar. Vamos, primeiro, analisar todos os dados e as telemetrias das equipes, assim que retornarmos a nossa sede. Mas, pelo que parece, estamos caminhando na direção certa: a expectativa é que o ultramacio ofereça ainda mais oportunidades para algumas corridas. Também testamos algumas construções diferentes, tanto para pneus dianteiros quanto para traseiros.”

Todas as equipes que disputaram a temporada 2015 participaram do teste, com os seguintes pilotos:

Mercedes – Pascal Wehrlein
Ferrari – Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel
Williams – Valtteri Bottas
Red Bull – Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat
Force India – Afonso Celis Jr. e Nico Hulkenberg
Lotus – Jolyon Palmer
Toro Rosso – Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen
Sauber – Adderly Fong e Marcus Ericsson
McLaren – Stoffel Vandoorne
Manor – Rio Haryanto e Jordan King

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