F1 – Pirelli faz boa avaliação dos testes em Barcelona

sábado, 25 de fevereiro de 2012 às 11:33

F112-pirelli-pneus-apresentacao-marcacoes615
Terminou ontem em Barcelona, na Espanha, o segundo período de teste do ano para temporada 2012 da Fórmula 1. Desde o dia 21 de fevereiro, as 12 equipes inscritas no campeonato testaram os quatro compostos para pista seca desenvolvidos pela Pirelli, fornecedora exclusiva da categoria, para esta edição: P Zero Vermelho (supermacios), P Zero Amarelo (macios), P Zero Branco (médios) e P Zero Prata (duros). O teste anterior foi realizado entre 7 e 10 de fevereiro em Jerez de La Frontera, também na Espanha.

Nos trabalhos realizados no circuito da Catalunha, em Barcelona, casa do Grande Prêmio da Espanha, pode-se observar que muitos pilotos optaram por dar um maior número de voltas com os pneus médios, indicado pela Pirelli na última semana para as três primeiras corridas da temporada: Austrália (18 de março), Malásia (25 de março) e China (15 de abril). Além dos pneus médios, foram indicados também o macio para as etapas de Austrália e China, e o duro para a Malásia.

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, afirmou que a experiência em Barcelona foi extremamente produtiva. “Contamos também com a ajuda da temperatura ambiente durante às tardes para o sucesso dos testes, Todas as equipes percorreram distâncias superiores às do teste anterior: Foram 17.207 quilômetros em Barcelona, contra 14.949 quilômetros na pista de Jerez na Espanha há duas semanas. Isto permitiu reunir muitos dados sobre os quatro pneus secos que desenvolvemos, nos dando a possibilidade de analisar nossas escolhas dos compostos das primeiras corridas do ano em relação à estratégia das equipes”, comentou.

No total, os pilotos completaram 3.697 voltas, sendo todas com a gama P Zero, exclusivos para uso em pista seca. Como não choveu durante os quatro dias de teste, os pneus Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva), destinados a pistas molhadas, não foram utilizados pelas equipes.

NÚMEROS DO TESTE REALIZADO EM BARCELONA

Número total de jogos levados para Barcelona: 367 conjuntos / 1468 pneus

-P Zero Vermelho / Pneus supermacios: 34 conjuntos
-P Zero Amarelo / Pneus macios: 82 conjuntos
-P Zero Branco / Pneus médios: 110 conjuntos
-P Zero Prata / Pneus duros: 69 conjuntos
-Cinturato Verde / Pneus intermediários: 36 conjuntos
-Cinturato Azul / Pneus de chuva: 36 conjuntos

Total de conjuntos utilizados: 257

– P Zero Vermelho / Pneus supermacios: 16 conjuntos
– P Zero Amarelo / Pneus macios: 81 conjuntos
– P Zero Branco / Pneus médios: 95 conjuntos
– P Zero Prata / Pneus duros: 65 conjuntos
– Cinturato Verde / Pneus intermediários: 0 conjuntos
– Cinturato Azul / Pneus de chuva: 0 conjuntos
-Série mais longa:
22 voltas com o composto duro
20 voltas com o composto médio
24 voltas com o composto macio
10 voltas com o composto supermacio
-Maior/menor temperatura ambiente durante os quatro dias: 22 °C / 5 °C
-Maior/menor temperatura da pista durante os quatro dias 31 °C / 7 °C

VOLTAS MAIS RÁPIDAS SOB O PONTO DE VISTA DOS PNEUS:

Dia 1

1. Vettel 1’23″265 com P Zero Prata / Pneus duros
2. Hülkenberg 1’23″440 com P Zero Branco / Pneus médios
3. Hamilton 1’23″590 com P Zero Amarelo / Pneus macios

Dia 2

1. Maldonado 1’22’’391 com P Zero Vermelho / Pneus supermacios
2. Schumacher 1’23’’384 com P Zero Amarelo / Pneus macios
3. Kobayashi 1’23’’582 P Zero Amarelo / Pneus macios

Dia 3

1. Maldonado 1’22’’391 com P Zero Vermelho / Pneus supermacios
2. Schumacher 1’23’’384 com P Zero Amarelo / Pneus macios
3. Kobayashi 1’23’’582 com P Zero Amarelo / Pneus macios

Dia 4

1. Kobayashi 1’22″312 on Soft New
2. Maldonado 1’22″561 on Supersoft New
3. Di Resta 1’23″119 on Supersoft New

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.