F1 – Pirelli “explica” os pneus novos de 2020

sábado, 2 de novembro de 2019 às 13:31

Mario Isola

Mario Isola, chefe da Pirelli na Formula 1, explicou por que muitos pilotos expressaram dúvidas sobre o protótipo de pneus 2020 que foram testados em Austin na sexta-feira.

Todos os pilotos receberam dois conjuntos de pneus C4 compostos 2020 para serem usados ​​em qualquer sessão, com a maioria das equipes concentrando-se em usá-los no TL1.

O objetivo geral do teste era dar a eles a chance de experimentar a nova construção antes de um teste de dois dias com uma variedade de compostos após o GP de Abu Dhabi. Em uma pista verde em condições muito frias, a maioria dos pilotos ofereceu feedback negativo, com alguns relatando falta de aderência.

No entanto, a Pirelli disse que era esperado que a aderência máxima fosse menor com os novos pneus e, além disso, as equipes não haviam adaptado suas configurações à nova construção e, portanto, era inevitável que os pilotos não se sentissem confortáveis.

“Não ficou tão bom”, disse Nico Hulkenberg. “Mas não sei se esse foi o pneu, foi estranho, um pouco confuso e o equilíbrio foi bem diferente e difícil. Menos aderência, mas também a aderência dos eixos dianteiro e traseiro pareciam ser o oposto do pneu principal.”

“Não foi muito produtivo para mim”, disse Carlos Sainz. “Achei os pneus muito estranhos e muito ruins.”

Sebastian Vettel acrescentou: “Eu acho que foi uma decepção porque não houve nenhum passo adiante. Mas, praticamente feito, os pneus fabricados para o próximo ano são esses e assim será.”

“Parece ser um composto mais duro para ser honesto”, disse Charles Leclerc. “Então, eu estava derrapando mais, mas para ser completamente honesto, do meu lado, provavelmente eu preciso fazer um pouco mais de quilometragem antes de julgar.”

“Se você colocar os adesivos ao lado deles, não vejo diferença”, acrescentou Romain Grosjean. “Usamos os dois protótipos de manhã, fizemos um bom teste, eles não são melhores, então é um pouco decepcionante em relação a esse aspecto”.

Lewis Hamilton preferiu não comentar, observando com um sorriso: “Eu tenho que me segurar e não dizer muito no momento.”

Isola disse que a questão principal é que as equipes não estavam em condições de experimentar as configurações, pois tinham que se concentrar nos pneus regulares de 2019 e no fim de semana de corrida.

“Infelizmente, as condições eram menos representativas”, disse o italiano. “Portanto, temos que analisar os dados para entender qual é o nível de desempenho.”

“A primeira sensação é de que o novo pacote provavelmente tem um pouco menos de aderência ou pico de aderência, mas é mais consistente. É isso que estamos procurando.”

“Temos que considerar que, no treino de sexta-feira, antes de tudo, eles precisam se concentrar no fim de semana da corrida, não podem dedicar muito tempo para testar o pneu para 2020. Ninguém teve tempo para adaptar a configuração à nova construção”.

“É diferente, o perfil é diferente, então a construção está funcionando de uma maneira diferente. E isso requer acerto de suspensão. Mas tenho certeza de que eles coletaram dados úteis para o teste de Abu Dhabi, porque pelo menos com a comparação que fizeram hoje, eles sabem o que esperar em Abu Dhabi e podem trabalhar nisso.”

“Todos os testes de desenvolvimento anteriores foram cegos. As três equipes que testaram em Barcelona não sabiam qual era o composto selecionado e agora todas as equipes experimentam o primeiro pacote e podem se preparar de maneira melhor para Abu Dhabi.”

Isola disse que não teve nenhum problema com comentários negativos: “Não estou surpreso que eles sintam algo diferente, ou melhor, é bom que eles sintam algo diferente, porque trabalhamos no desenvolvimento de um pneu diferente.”

“Digamos que se eles encontraram diferenças entre o atual e o novo é positivo. O próximo passo é projetar o novo carro, otimizar o novo carro e afinar o novo carro para usar o desempenho do novo pneu.”

Clique AQUI para apostar no GP dos EUA

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.