F1 – Pirelli: Estratégia da Ferrari é a mais rápida

domingo, 14 de julho de 2019 às 0:01

Pneus para Silverstone 2019

A decisão da Ferrari de largar com os pneus macios mais rápidos renderá dividendos? Leclerc larga atrás da Mercedes em P3, mas Vettel atrás das Red Bulls em P6 depois de outra dificuldade na classificação.

Charles Leclerc deposita esperanças na “audaciosa” estratégia de pneus da Ferrari, dando à Mercedes uma dor de cabeça imediata na corrida de domingo em Silverstone.

Apesar de liderar o Q2 com um forte desempenho, Leclerc acabou se classificando em terceiro lugar, atrás de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton – embora apenas 0,079s cobrissem os três pilotos líderes d o grid.

“Estamos muito, muito perto deles, é uma pena que perdemos a pole position por 8 centésimos, mas eles foram mais rápidos hoje”, disse Leclerc à Sky F1.

O chefe da equipe Mattia Binotto descreveu a volta de Leclerc como “estupenda” em um dia em que Sebastian Vettel lutou para ser P6 num carro igual.

Em uma repetição da Áustria, a Ferrari larga com pneus mais macios do que seus concorrentes diretos em um composto que deve dar uma vantagem inicial a Leclerc.

“Fizemos uma escolha audaciosa de pneus para o primeiro stint, mais macio do que os nossos adversários”, disse o monegasco. “Vou dar tudo e espero ganhar algumas posições nas primeiras curvas”.

Binotto disse que o movimento “foi planejado para adicionar outra variável” na corrida.

“Estamos bem conscientes de que esta será uma corrida longa, durante a qual o desgaste dos pneus será um fator para todos, mas esperamos que tenhamos encontrado a melhor forma de nos permitir ir bem por um longo período”, acrescentou.

E embora o movimento quase certamente signifique que Leclerc terá que enfrentar os carros Mercedes e Red Bull, o jovem diz que a Ferrari acredita em sua decisão.

“Vendo as simulações de corrida, não acho que haja muita diferença entre os dois pneus. Eu não acho que seja dia e noite, para ser honesto”, acrescentou Leclerc. “Se conseguirmos alcançá-los no começo, poderemos ter uma chance.”

E a Pirelli identificou a estratégia de largar com os macios como a melhor opção para duas paradas.

O twitter da Pirelli diz:
Estratégia de corrida #BritishGP: a estratégia mais rápida para a corrida de 52 voltas é a de duas paradas, com uma parada praticamente descartada.
A melhor estratégia é assim: largar com macios, depois de 13 voltas, coloque um novo conjunto de macios para outro período de 13 voltas e, finalmente coloque duros até o final. (1/4)

E essa é exatamente a estratégia que a Ferrari parece seguir.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.