F1 – Pirelli está sendo conservadora demais com os pneus, afirma a Lotus
sexta-feira, 21 de junho de 2013 às 14:34A Lotus questionou a escolha mais conservadora da Pirelli para os pneus das próximas corridas. Depois de uma quantidade exagerada de parada nos boxes nas primeiras etapas da temporada, e da resistência de algumas equipes a mudanças nos compostos atuais, a empresa italiana decidiu ser mais conservadora na escolha dos compostos para as próximas três etapas. Este ato acabará beneficiando as equipes que vêm encontrando dificuldades com a alta degradação, e não é interessante para outras como a Lotus, que já provaram ser mais dóceis com os compostos. Alan Permane, diretor de corrida, disse que as escolhas da Pirelli foram “conservadoras e vão de encontro com a filosofia dos pneus de 2013”.
“Os compostos individuais, supermacios, macios, médios e duros, foram fragilizados para que as equipes tivessem um desafio extra, e foi isso que vimos neste começo de temporada,” comentou Permane. “O trabalho vai por água a baixo se você começar a escolher pneus mais resistentes do que o necessário em algumas corridas, como é o caso dos escolhidos para as próximas três etapas. Não é normal ter os mesmos pneus na Hungria que tivemos no Bahrain e teremos em Silverstone. A situação é semelhante a do ano passado quando, com o passar da temporada, as escolhas ficaram cada vez mais conservadoras e acabávamos precisando parar apenas uma vez.”
Permane aceitou que as equipes rivais pressionem a Pirelli para que os pneus durem mais, mas acredita que a filosofia deveria continuar a mesma, com compostos tão agressivos como no começo da temporada.
“Claro, existem equipes que querem que os pneus durem mais, que seja via mudanças na estrutura deles ou em escolhas mais conservadoras para as etapas. Por outro lado, nós pensamos que a filosofia deve permanecer a mesma que nos foi apresentada no começo do ano, sem que haja mudanças no meio do campeonato,” completou Permane.
Eric Boullier, chefe da equipe, pede para que a Pirelli reconsidere suas escolhas no futuro.
“Confiamos que a Pirelli mudará seu ponto vista neste assunto. Veremos o que acontecerá nas próximas três corridas, já que a decisão já foi tomada, e o impacto que isto terá no futuro,” falou Boullier.
alan permane, autoracing, compostos, conservadores, degradação, equipes, escolhas, filosofia, formula 1, kimi raikkonen, lotus, pirelli, pneus
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.