F1 – Pirelli espera melhor desempenho dos pneus ao longo do fim de semana

sexta-feira, 27 de novembro de 2015 às 17:01

Paul Hembery

Os pilotos da Mercedes dominaram as duas sessões de treinos livres em Abu Dhabi, nesta sexta-feira. Lewis Hamilton foi o mais veloz na primeira sessão, com pneu P Zero Amarelo macio. Nico Rosberg registrou o tempo mais rápido do dia na segunda sessão, com o P Zero Vermelho supermacio.

Das duas sessões, a segunda foi a mais representativa, pois aconteceu no mesmo horário e nas mesmas condições esperadas para o treino classificatório e para a corrida. Isso significa que a temperatura da pista diminui ao invés de aumentar, o que influencia no comportamento dos pneus. As equipes se concentraram em compreender como essa influência funcionou hoje, com ambos os compostos e com diferentes cargas de combustível. Entretanto, é esperada uma maior evolução da pista ao longo do fim de semana. A tendência é que ela fique mais veloz e com mais aderência, uma vez que ela estará mais emborrachada.

A sessão terminou com temperatura de pista na casa dos 29º C, ligeiramente mais fria do que no ano passado, condição que deve se manter para a corrida. Houve um pouco de granulação nos pneus dianteiros quando os carros usaram o supermacio. Após várias simulações de corrida, os dados coletados até o momento sugerem que a tendência para o domingo é de dois pit stops.

Paul Hembery, diretor de Motorsport da Pirelli: “Vimos duas sessões bem movimentadas. A melhoria de performance quando as equipes trocaram os pneus macios pelos supermacios não foi uniforme. Isso aconteceu principalmente pela alteração de temperatura da pista, que afetou os carros de diferentes maneiras. Entretanto, a pista ainda está evoluindo, desta forma não vimos o cenário completo. Durante a primeira sessão, tivemos um pouco de degradação térmica, como esperado. Situação que se estabilizou na segunda sessão, mais representativa para a corrida. Porém, previmos que algum grau de degradação térmica deve ocorrer durante a prova, com os pilotos tendo que cuidar particularmente dos pneus traseiros.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.