F1 – Pirelli: Equipes estão prontas para pneus mais agressivos em 2013

domingo, 23 de dezembro de 2012 às 9:42
Pneus Pirelli

Pneus Pirelli

A Pirelli está confiante de que as equipes agora estão muito melhor preparadas para uma mudança agressiva nos pneus do que estiveram no início desta temporada. A fabricante italiana adotará novas construções e compostos ainda mais macios em 2013, visando melhorar o espetáculo e garantir que as equipes ainda sejam desafiadas.

Em 2012, a imprevisibilidade dos pneus fez com que sete pilotos diferentes vencessem nas sete etapas iniciais. No entanto, segundo o chefe técnico da Pirelli, tais dificuldades não se repetirão em 2013, já que as equipes aprenderem a lidar com a borracha, o que foi comprovado nas últimas etapas disputadas.

“Durante 2012, quase todas as equipes aprenderam muito melhor como usar nossos pneus”, disse Maurizio Boicchi ao site Autosport. “Percebemos isso tendo visto menos patinadas, o que significa que elas aprenderam a lidar com esse fenômeno. Isso é terrível, pois você usa os pneus rapidamente, os aquece e eles se desgastam”.

“Isso foi tomado cada vez mais em consideração pelas equipes. Podia-se ver os carros durante os treinos livres com medições infravermelhas nos pneus, a fim de se ter um ponto de referência no circuito para medir a temperatura na superfície do pneus”, lembrou Boicchi.

“Nós acreditamos que muitas coisas mudaram nesse sentido, e o que gostaríamos de fazer em 2013 é voltar a ser um pouco mais agressivos na nossa escolha de pneus, de modo a introduzir mais pit stops e estratégias para as equipes”, prosseguiu ele, que valoriza o teste inicial com os novos compostos durante os treinos livres para o último GP do Brasil.

“Eles tiveram o seu primeiro feedback, o que foi importante, já que normalmente nos primeiros testes em fevereiro temos temperaturas terríveis, tornando mais ou menos impossível termos informações claras. É difícil termos uma percepção clara também das equipes, porque muitas vezes elas estão focadas 100% no desenvolvimento do carro – elas se preocupam mais com a aerodinâmica do que com os pneus”, finalizou o dirigente da Pirelli.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.