F1 – Pirelli completa testes em Mugello com 2.544 voltas em três dias

sábado, 5 de maio de 2012 às 11:56

p hemberyTerminaram nesta quinta-feira, dia 3, a seção de testes que duraram três dias em Mugello, na Itália. As equipes aproveitaram o intervalo de 20 dias entre os GPs do Bahrain e da Espanha, para aprender mais sobre seus carros e principalmente, para compreender melhor os pneus Pirelli P Zero desenvolvidos para a temporada deste ano. Ao todo, foram completadas 2.544 voltas no período, o equivalente à disputa de 43 Grandes Prêmios.

Na ocasião, as equipes foram autorizadas a usar qualquer pneu dentro da cota de 100 conjuntos disponibilizados para testes por carro no ano – e elas utilizaram os quatro compostos slicks P Zero Vermelho (supermacios), P Zero Amarelo (macios), P Zero Prata (duros) e P Zero Branco (médios). Fortes chuvas no dia de abertura também permitiram aos pilotos testarem os pneus Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva), porém as más condições de tempo obrigaram as equipes a reduzirem suas voltas na pista.

Com o clima melhor na quarta-feira e quinta-feira, as equipes puderam completar seus programas de teste, destinados a avaliar melhoras aerodinâmicas, entre outras, além de aumentar seus conhecimentos sobre a gama de pneus Pirelli 2012.

A volta mais rápida dos testes foi registrada por Sebastian Vettel, da Red Bull Racing, na manhã da quinta-feira. O piloto cravou 1m21.267s com o pneu P Zero Amarelo (macio).

Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, disse que esta foi uma oportunidade valiosa para as equipes expandirem seus conhecimentos sobre as características dos pneus da Pirelli, bem como experimentar diferentes atualizações antes do início da temporada de corridas na Europa, que começa na próxima semana, dia 13 de maio, na Espanha. “Esta é uma época que, tradicionalmente, as equipes introduzem novas peças nos carros e, com a concorrência extremamente acirrada, compreender como os pneus interagem com os últimos desenvolvimentos do carro será fundamental para estabelecer uma vantagem”, concluiu.

NÚMEROS DOS TESTES

Número total de jogos levados para Mugello: 366 conjuntos

-P Zero Vermelho / Pneus Supermacios: 25 conjuntos
-P Zero Amarelo / Pneus Macios: 50 conjuntos
-P Zero Prata / Pneus duros: 118 conjuntos
-P Zero Branco / Pneus médios: 107 conjuntos
-Cinturato Verde / Pneus intermediários: 35 conjuntos
-Cinturato Azul / Pneus de chuva: 31 conjuntos

Número total de jogos utilizados: 207 conjuntos

-P Zero Vermelho / Pneus Supermacios: 3 conjuntos
-P Zero Amarelo / Pneus Macios: 20 conjuntos
-P Zero Prata / Pneus duros: 69 conjuntos
-P Zero Branco / Pneus médios: 92 conjuntos
-Cinturato Verde / Pneus intermediários: 15 conjuntos
-Cinturato Azul / Pneus de chuva: 8 conjuntos

Maiores voltas por compostos:

-P Zero Vermelho / Pneus Supermacios: 6 voltas
-P Zero Amarelo / Pneus Macios: 13 voltas
-P Zero Prata / Pneus duros: 16 voltas
-P Zero Branco / Pneus médios: 14 voltas

Voltas mais rápidas:

Dia 1
1. Alonso         1’22’’444 com pneus duros novos
2. Webber       1’23’’648 com pneus médios usados
3. Vergne        1’23’’891 com pneus médios novos

Dia 2
1. Grosjean     1’21’’603 com pneus duros novos
2. Kobayashi   1’21’’603 com pneus macios novos
3. Vettel           1’21’’825 com pneus duros novos

Dia 3
1. Grosjean     1’21’’035 com pneus duros novos
2. Vettel           1’21’’267 com pneus médios novos
3. Alonso         1’21’’363 com pneus duros usados

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.