F1 – Pirelli avalia primeiro dia de treinos em Cingapura

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 às 17:47

Pneus Pirelli

Nas duas sessões de treinos livres do último circuito de rua da temporada, foram utilizados os compostos P Zero Vermelho supermacio e P Zero Branco médio. Sebastian Vettel, da Red Bull, foi o mais rápido da segunda sessão, com um tempo de 1m44s249 utilizando o pneu supermacio.

Como esperado, a umidade estava perto de 75 % no circuito de Marina Bay, que recebe a única corrida noturna da Fórmula 1, um dos fatores que faz de Cingapura uma prova fisicamente exigente. Portanto, as duas sessões de treinos livres foram fundamentais para que as equipes pudessem coletar dados suficientes para maximizar suas oportunidades durante a corrida. Após as retas de Monza, as equipes reverteram o acerto para a alta pressão aerodinâmica em Cingapura, que é o segundo circuito mais lento do ano, após Mônaco.

“Será uma corrida muito diferente de todas as outras, o trabalho realizado nos treinos livres é vital para assimilar informações com diferentes cargas de combustível, acertos e compostos. Estes dados formam a espinha dorsal da estratégia de cada equipe, mas com a alta probabilidade da entrada de um safety car, as estratégias devem ser as mais flexíveis possíveis”, diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

“Normalmente nós esperaríamos dois pit stops , mas isso depende muito de como a corrida se desenvolverá, ou mesmo se o número de voltas programadas será realizado, o que não foi o caso no ano passado. Cingapura também apresenta uma grande diferença em relação as duas corridas que a precederam, por isso outra prioridade é saber, nessas condições, como os pneus irão trabalhar com os acertos para a alta pressão aerodinâmica. Nós conseguimos mais dados para serem analisados, mas o que podemos dizer agora é que o desgaste é baixo e há uma diferença de desempenho significativa de aproximadamente dois segundos entre os dois compostos, o que aumenta a variedade de estratégias. Podemos esperar que a maioria dos pilotos use o pneu supermacio no treino classificatório, pois é o mais próximo que chegamos de um pneu de classificação, mas o que eles farão está totalmente em aberto “, completa Hembery.

EB - www.autoracing.com.br

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