F1 – Pirelli avalia positivamente desempenho e desgaste dos pneus em Melbourne

sexta-feira, 14 de março de 2014 às 14:11

Paul Hembery

Hoje a Fórmula 1 entrou numa nova era, com a estreia dos novos regulamentos de pneus para 2014. A primeira regra nova afeta os treinos livres, com as equipes agora recebendo um jogo extra de pneus para ser usado somente nos primeiros 30 minutos do primeiro treino livre: sempre o composto mais duro dos dois nomeados.

Graças às novas regras, o número de voltas aumentou, ao longo das duas sessões de hoje um total de 937 foi completado. Os pneus P Zero Branco (médio) e P Zero Amarelo (macio), que foram nomeados para o GP da Austrália, não apresentaram bolhas ou granulação e a diferença de desempenho entre os dois compostos ficou na casa dos dois segundos.

As novas regras de pneus também incluem um conjunto extra do composto mais macio para todos os carros na classificação. Estes só podem ser utilizados no Q3, e depois devem ser devolvidos à Pirelli. Mas as equipes que não conseguirem passar para o Q3 pode mantê-los e usar na corrida. Assim, no total, todas as equipes passaram a receber 13 conjuntos de pneus slick para cada corrida deste ano, ao invés de 11.

Durante a primeira sessão de treinos livres desta manhã, as equipes só usaram o pneu médio, antes de passar para o pneu macio após meia hora da segunda sessão. Com tantos novos aspectos para os carros este ano, as equipes concentraram-se em completar o máximo de voltas possível com ambos os compostos, com diferentes cargas de combustível, a fim de avaliar o seu provável ritmo de corrida.

O tempo permaneceu seco e quente em ambas as sessões, com um pico de 24 graus de temperatura ambiente e 40 graus da pista durante a segunda sessão. Existe o risco de chuva para amanhã e domingo, o que significa que o pneu intermediário Cinturato Verde e o de chuva Cinturato Azul podem ser vistos pela primeira vez.

“Pelo que pudemos ver até agora, ficamos satisfeitos com o desempenho e a degradação dos compostos médios e macios, sendo que ambos são completamente novos este ano. A degradação do pneu médio é muito baixa, e a do macio ligeiramente superior. Não vimos bolhas ou granulação hoje e também menos detritos na pista, então até agora nós atingimos nossos objetivos. As novas regras de pneus parecem ter funcionado bem até agora. Os fãs viram mais os carros na pista, que era exatamente a nossa intenção”, Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

EB - www.autoracing.com.br

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