F1 – Pirelli aposta em duas paradas no GP da Coreia

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 às 15:55
Pneus Pirelli

Pneus Pirelli

Com uma grande variedade de velocidades e curvas, o circuito de Yeongam, na Coreia do Sul, palco da próxima etapa da Fórmula 1, em 14 de outubro, será um dos traçados mais desafiadores para os pneus PZero Vermelho (supermarcio) neste ano. Isto porque, assim como há curvas rápidas como as da última corrida no Japão, há outros setores que remetem à Mônaco, o que significa que a performance dos pneus será intensamente testada. Além do composto supermacio, a Pirelli fornecerá às equipes também jogos do PZero Amarelo (macio) para este GP.

Com 5.615 metros, o traçado do autódromo coreano apresenta uma primeira área de frenagem com forte desaceleração, com pico de 5.2G sobre os pneus na curva três. E, nesta situação, os pneus dianteiros são submetidos a uma carga igual ou superior a 900 kg.

O trecho que mais demanda dos pneus, no entanto, é o setor que vai da curva 10 a 17, uma sequência contínua de curvas com rápidas mudanças de direção. Um dos poucos circuitos anti-horários da temporada, o pneu dianteiro direito é o mais exigido, pois tem que fornecer a melhor aderência possível nas curvas – e os compostos supermacios são particularmente eficazes em proporcionar alto nível de aderência.

Este circuito é muito pouco usado ao longo do ano, o que faz com que haja uma grande evolução no emborrachamento da pista no decorrer deste fim de semana. Em fato, Yeongam é uma instalação semipermanente, com seções que percorrem a zona portuária usando estradas normais – o que acrescenta ao desafio variáveis níveis de aderência à pista. Como as condições climáticas costumam ser incertas na Coreia, é possível que os pneus Cinturato Verde (intermediário) e Cinturato Azul (chuva) sejam utilizados pelos pilotos.

“Estamos levando as mesmas indicações de pneus que no ano passado e que, à época, foram consideradas ousadas uma vez que o circuito da Coreia apresenta a maior força lateral em comparação às demais pistas nas quais usamos os compostos supermacios. No final, vimos o pneu supermacio durando dez voltas ou mais e o macio durando por mais de 20 voltas, permitindo uma estratégia de apenas duas paradas para a maioria dos pilotos. Neste ano, no entanto, todos os pneus estão mais macios que em 2011, exceto o supermacio, que permanece o mesmo”, comenta Paul Hembery, diretor de motorsports da Pirelli.

Para o executivo, a expectativa é que sejam realizadas duas paradas nesta corrida que, em teoria, deve ser mais rápida que no ano passado. “A estratégia teve papel-chave naquela corrida, mas houve também a entrada do safety car e um pouco de chuva no início do fim de semana. Assim, a Coreia é o tipo de circuito onde tudo pode acontecer e, como sempre, as equipes com o maior número de dados e maior capacidade de se adaptar às circunstâncias serão melhor sucedidas”, aposta.

EB - www.autoracing.com.br

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